Brasil integra projeto de cabo submarino Humboldt, do Chile

O Brasil anunciou, nesta quinta-feira, 13, sua adesão ao projeto do cabo de fibras ópticas "Humboldt", iniciativa chilena que prevê a instalação do primeiro cabo submarino para interligar a América do Sul à Oceania e à Ásia. Além do Brasil, Argentina, Austrália e Nova Zelândia já manifestaram sua participação no projeto. O volume total de investimentos do projeto foi orçado em cerca de US$ 400 milhões, e o prazo da concessão público-privada que deverá operá-lo foi estimado em 25 anos.

O cabo, que contará com sistema de oito fibras ópticas e terá capacidade inicial de transmissão de dados de até 400 Gbps, conectará Valparaíso (Chile) a Sydney (Austrália), passando por Auckland (Nova Zelândia), em um total de 14.810 quilômetros de extensão. A conexão da Austrália com a Ásia será feita por cinco cabos já implantados e em funcionamento.

Mais conectividade

Notícias relacionadas

A proposta do cabo ao ligar a América do Sul à Oceania e à Ásia, é contribuir para o aumento da redundância da conexão brasileira com a Internet mundial, com melhoria da disponibilidade e da confiabilidade do sistema. Ademais, a instalação do cabo permitirá o aumento do volume do tráfego de dados do País com essas regiões, que têm altíssima demanda por Internet.

Segundo os Ministérios das Comunicações e de Relações Exteriores em nota conjunta divulgada nesta quinta, o projeto também completará a conexão por fibra óptica do Brasil com seus vizinhos, consolidando a infraestrutura digital regional. Atualmente, Argentina, Brasil e Chile respondem por 80% do tráfego de Internet na América do Sul.

Em nota conjunta, os ministérios afirmam que a adesão brasileira ao projeto do cabo Humboldt se soma a outras importantes iniciativas, "como a conexão com a Europa, através do cabo submarino EllaLink, que intensificará a transmissão de dados com os principais continentes produtores de conteúdo e demanda e propiciará a redução de custos para as empresas e o aumento de eficiência nos processos produtivos".

O governo brasileiro diz ainda que nos próximos meses equipes técnicas dos países envolvidos aprofundarão as discussões sobre as modalidades financeiras e técnicas da participação do Brasil neste projeto de longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!