Fórum SBTVD anuncia decisão sobre interatividade

O Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital anunciou nesta quarta, 13, que está definido o padrão para a interatividade na TV digital aberta brasileira. A entidade finalmente encerrou as negociações com a Sun, recentemente comprada pela Oracle, para usar o JavaDTV. O middleware do sistema nipo-brasileiro fica, portanto, com uma arquitetura única, dividida em dois subsistemas: a máquina procedural batizada de Ginga-J, baseada no JavaDTV, e o ambiente declarativo Ginga-NCL, resultado da combinação NCL e Lua.
A decisão pela adoção do Ginga-J, conforme apurou este noticiário, foi tomada há alguns meses. O anúncio, no entanto, dependia ainda de negociações com a Sun. Com isso, o conselho do Fórum SBTVD conseguiu garantir menores custos de propriedade intelectual. Um dos principais argumentos para a adoção da máquina procedural baseada em Java foi a grande comunidade de desenvolvedores. A comunidade do código aberto Java tem mais de 110 mil membros somente no Brasil.
Segundo comunicado do Fórum SBTVD, foram usados 40 critérios na avaliação de três opções de middleware. Entre os requisitos definidos estavam interoperabilidade e convergência; garantir serviços essenciais em todos os receptores; funcionalidades com foco na flexibilidade; aderência aos padrões internacionais; alinhamento com as tendências mundiais; possíveis ganhos de escala; maturidade da tecnologia; e diversidade de interesses sócio-econômicos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!