Publicidade
Início Newsletter TIM e Highline iniciam construção de antenas 4G com energia solar em...

TIM e Highline iniciam construção de antenas 4G com energia solar em SP

Antena da TIM com energia solar em Presidente Bernardes, cidade a 585 km de São Paulo

[Publicado no Mobile Time] A TIM começará a usar energia solar em sites off-grid no seu projeto de expansão da rede LTE. Feitos em parceria com a Highline, as primeiras torres com energia sustentável ficam em duas cidades do interior de São Paulo: uma unidade está localizada em Presidente Bernardes com conectividade para parte da rodovia Castello Branco, entre Presidente Prudente e Presidente Venceslau; a outra está em General Salgado e leva 4G para parte da rodovia SP 463.

No cronograma da operadora apresentado nesta terça-feira, 13, há outros 13 sites que se preparam para receber energia solar. Os projetos em São Paulo têm apoio da Highline. Por sua vez, os sites programados em Acre, Pará e Santa Catarina terão apoio de IHS e Winity.

Na arquitetura, a solução off-grid terá ocupação física máxima entre 16 m² a 24 m², para uma autonomia muito superior, de 36 horas. Isso permitirá uma redução de 3 toneladas de dióxido de carbono (CO²) por MWh ao ano por site. Em redução de consumo convencional, a expectativa é de 15 MWh a menos anualmente.

Notícias relacionadas

A tecnologia de sites com energia solar faz parte do plano da TIM para ter 80% de ecoeficiência na transmissão de dados e 90% do consumo de energia de fontes renováveis até 2025. Recentemente, a companhia anunciou a construção de duas usinas solares na Bahia como parte de sua iniciativa de energia verde.

Expansão do 4G

Outra novidade da operadora nesta terça-feira é a expansão da conectividade de 4G dentro shopping centers em cidades da capital e no interior do estado paulista. O sinal foi reforçado com novos equipamentos e antenas no Shopping Market Place de São Paulo, além dos empreendimentos União de Osasco e Galeria de Campinas.

Além dos três centros comerciais, a TIM melhorou o acesso à rede celular no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, e no Shopping Plaza Sul, em São Paulo. O próximo shopping a receber essa melhoria na conectividade é o Shopping Cidade Norte, em São José do Rio Preto.

Nota-se que a frequência usada é de 700 MHz, algo que traz melhora significativa no sinal LTE indoor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile