TIM reformula portfólio com foco na expansão do FTTH e parcerias

[Atualizada às 15h20 com tabela corrigida] A TIM está voltando a focar na banda larga fixa com apresentação de nova estratégia em linha com recentes anúncios da companhia. A empresa anunciou nesta sexta-feira, 13, o lançamento oficial de sua oferta de fibra até a residência (FTTH) de até 2 Gbps, inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de novo portfólio de produtos com fibra até o gabinete (FTTc) e ofertas de parcerias com serviços over-the-top (OTT) de vídeo. Nesse último caso, a TIM Live fez acordos com a Cartoon Network, Esporte Interativo e Fox, canais normalmente atrelados à TV por assinatura tradicional, e com a plataforma de vídeo on-demand Looke.

De acordo com o diretor da unidade residencial e PMEs da TIM, Fabiano Ferreira, a oferta de FTTH já estava em soft-launch desde outubro, mas agora será disponibilizada na área de cobertura com quase 200 mil domicílios em 17 bairros cariocas e paulistanos. A operadora tem intenção de incluir mais dez novas cidades no País, saindo do Sudeste e passando incluir "outras três regiões" com a fibra. Até o final do ano, será "praticamente" uma nova cidade lançada por mês – a tele seleciona o município onde considera já haver competição, mas não necessariamente com o mesmo foco em infraestrutura ótica.

A expansão acontece em um momento que a companhia revisa processos e contratos, escolhendo novos fornecedores de instalação, manutenção, atendimento e disponibilização de equipamentos de fibra. "Foi revisão completa para que a gente tenha um produto e proposta de valor bem relevante em um mercado que tem tudo para crescer cada vez mais rápido", afirma Ferreira. Um dos novos parceiros é a Sagecom, que fornecerá modems mais modernos para a fibra. "Não poupamos esforços, nenhum recurso financeiro, para ter o que há de melhor para o cliente para entregar serviço de qualidade, conteúdo e relevância."

Notícias relacionadas

Com isso, a empresa também passa a oferecer a velocidade de 2 Gbps no FTTH (que ainda conta com planos de 100 Mbps, 150 Mbps, 300 Mbps, 500 Mbps e 1 Gbps). "A gente pode oferecer comercialmente em escala, então temos a maior velocidade de download do mercado", atesta o diretor da área residencial da TIM.

Dentro dessa estratégia, a empresa busca incluir serviços adicionais aos clientes com o lançamento do Power Wi-Fi, que estará disponível para toda base da TIM Live. Trata-se de serviço para instalar um extensor da rede interna do usuário, acrescentando outro ponto de acesso Wi-Fi que será conectado por cabo ethernet – ou seja, não é um reforçador de sinal, mas sim um novo roteador para ampliar a rede. A instalação é feita pelos técnicos da operadora. "Sabemos que é mais um equipamento na casa do cliente, tem serviço de comodato, mas a gente entende que, se é para resolver de verdade uma dor de cabeça que o cliente tem hoje (o sinal Wi-Fi), entendemos que essa é a melhor forma no momento", declara Fabiano Ferreira. A empresa deverá continuar estudando novas alternativas, contudo.

OTT e SVAs

"A gente sabe como está o serviço de TV por assinatura, o consumidor tem cada vez menos interesse, e a gente decidiu nessa linha de parceria entregar conteúdos relevantes", justifica Fabiano Ferreira. Por conta disso, estabeleceu acordos com as OTTs para cobrir o conteúdo de entretenimento (séries, filmes e infantil), além de esportes. Isso significa que os serviços da Cartoon Network, Esporte Interativo, Fox e Looke poderão ser tarifados na conta do cliente, caso o plano assinado com a TIM já não dê direito à assinatura gratuita. É o mesmo procedimento que a empresa já adota com a Netflix. "Com a HBO estamos conversando, esperamos futuramente oferecer", diz, indicando a preparação para possíveis cord-cutters da TV por assinatura tradicional.

Além das plataformas de vídeo, a TIM reforça os próprios SVAs no portfólio de banda larga fixa, com os serviços de assinatura de revistas Banca Virtual; a educacional TIM Live Ensina; e a família de pacotes Protect com Segurança, Backup, Filhos e Wi-Fi. A empresa também oferece o serviço de VoIP TIM Fone.

Confira abaixo a tabela de preços de acordo com serviços, tecnologias e velocidades do novo portfólio da TIM Live:

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma pena que a TIM dar as costas totalmente para região metropolitana do RJ (Niterói e São Gonçalo). Aqui só tem a VIVO com rede antiga da GVT VDSL limitado e a NET com combos caríssimos.

  2. A tecnologia FTTH, com triple play, realmente é um grande passo da TIM. Ainda mais com esse conceito de entrega de conteúdos relevantes, o que, no meu entendimento, deve reduzir bastante o preço das TV's por assinatura.
    Só nos resta esperar por boas e rápidas parcerias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!