Grupo da UIT aprova recomendações relacionadas a serviços OTT

(Alterada às 19:00) Na semana em que ficaram evidentes muitos dos problemas decorrentes do tamanho e da falta de regulação das empresas de Internet, com o histórico depoimento de Mark Zuckerberg ao Congresso norte-americano, um movimento importante aconteceu em Genebra, na reunião do SG3 da União Internacional de Telecomunicações (UIT), grupo de trabalho que trata de questões políticas e econômicas do birô de padronização da entidade (UIT-T). O SG3 aprovou uma recomendação (D.262) para a questão das aplicações OTT, ou seja, dos serviços prestados pelas redes de banda larga. É por si só emblemático que a UIT, tradicionalmente focada nas questões de telecom, dê um passo em estabelecer diretrizes de referência para o ambiente de Internet. Os debates contaram com participação de governo e membros do setor privado, tanto empresas de infraestrutura quanto empresas provedoras de conteúdos de Internet.

O conteúdo destas diretrizes é considerado como um grande avanço por alguns dos participantes do encontro, pois conciliam muitas das demandas históricas das teles (como a necessidade de criação de modelos de negócios alternativos) com posições das empresas OTT, como estímulos à inovação e liberdade de iniciativa. Além destas recomendações, o SG3 ainda aprovou uma proposta da Índia, com a concordância dos EUA e forte articulação da delegação brasileira, para incluir como item de estudo a questão do tratamento dos dados pessoais.

Detalhes que importam

Notícias relacionadas

A recomendação traz uma definição importante do escopo das aplicações OTT sobre as quais a UIT sugere uma atuação dos Estados-Membros. E nessa definição há vários detalhes importantes.  "Para fins desta recomendação, nós adotamos a seguinte definição de trabalho de OTT: trata-se de uma aplicação acessada e entregue sobre a rede pública de Internet e que seja uma substituta técnico/funcional de serviços tradicionais de telecomunicações internacionais".  As palavras "substituta", "técnico/funcional" e "aplicação" foram cuidadosamente inseridas e foram fundamentais para o sucesso da aprovação da recomendação, pois restringem o escopo da definição somente àquilo que de fato seja um substituto dos serviços de telecom no campo da aplicação, dos recursos técnicos e da funcionalidade. Isso permitirá às empresas de Internet disputarem  no futuro limites à regulamentação que possa vir a ser adotada pelos reguladores nacionais.

Confira uma tradução livre do texto da recomendação D.262 aprovada:

"1 – Tendo em conta a evolução do ambiente das telecomunicações, os Estados-Membros são incentivados, em coordenação com as partes interessadas, a promover a concorrência e incentivar a inovação e o investimento no ecossistema internacional das telecomunicações.

1.2 Para promover competição justa, inovação e investimento em uma indústria altamente dinâmica e veloz, os Estados Membros devem avaliar os impactos econômicos, políticos e de bem-estar do consumidor das aplicações OTT em todas as áreas críticas afetadas, incluindo suas estruturas regulatórias e incentivos econômicos existentes com relação ao provisionamento e uso de OTTs.

1.3 Os Estados-Membros são encorajados a considerar e desenvolver políticas e / ou arcabouços regulatórios favoráveis para fomentar a concorrência justa entre os operadores de rede e os provedores OTT. Os Estados-Membros são também encorajados a examinar, se necessário, a redução da carga regulatória sobre as redes tradicionais e os serviços de telecomunicações.

1.4 Um elemento importante da política e regulamentação em matéria de concorrência é a identificação e definição de mercados relevantes e, neste contexto, os Estados-Membros devem considerar as diferenças fundamentais entre os serviços tradicionais de telecomunicações e os serviços OTT, incluindo a natureza transfronteiriça e global das OTTs, barreiras de entrada de OTTs e integração dos mercados, entre outros fatores.

 2 – Relação entre OTT e operadores de rede:

2.1 No novo ecossistema de comunicações, conectividade e serviços, embora não estejam mais mutuamente atrelados, permanecem criticamente interdependentes. Dado que os operadores de rede e provedores OTT fazem parte do mesmo ecossistema, os Estados Membros devem considerar as interdependências entre eles, inclusive como a demanda do consumidor por serviços OTT pode levar a um aumento na demanda por dados de provedores de serviços de telecomunicações, bem como diminuição da demanda por serviços tradicionais de telecomunicações.

2.2 Os Estados-Membros devem incentivar a cooperação mútua, na medida do possível, entre OTTs e operadores de redes, com vista a fomentar modelos de negócio inovadores, sustentáveis e viáveis, e o seu papel positivo na promoção de benefícios socioeconômicos.

2.3 Os Estados-Membros devem continuar a estimular o empreendedorismo e a inovação no desenvolvimento de infraestruturas de telecomunicações, especialmente o desenvolvimento de redes de alta capacidade, tendo em conta o poder disruptivo e o impacto social e econômico da ampliação de acessos banda larga.

3 – Promover a inovação e o investimento

3.1 Os Estados-Membros devem continuar a promover o espírito empresarial e a inovação nas aplicações OTT, incluindo a sua criação, disponibilização e utilização, que beneficiam os usuários e incentivam investimentos sustentáveis em infraestrutura.

3.2 No espírito de disponibilidade e acessibilidade dos serviços, os Estados-Membros devem promover a criação de ambientes legais e normativos e desenvolver políticas justas, transparentes, estáveis, previsíveis e não discriminatórias; e que promovam a concorrência, fomentem a inovação tecnológica e de serviços e incentivem o investimento do setor privado, a fim de garantir o crescimento e a adoção contínua de serviços OTTs.

3.3 Os Estados Membros e Membros do Setor devem participar e contribuir com esforços de padronização por meio de organizações globais e regionais de desenvolvimento de padrões, a fim de garantir serviços e aplicações abertos, interoperáveis, portáteis, seguros e acessíveis aos consumidores, em qualquer lugar e a qualquer hora, quando viável.

3.4 De um modo mais geral, os Estados-Membros são encorajados a considerar não só as oportunidades e os benefícios que os OTT proporcionam, mas também os desafios que surgem com o seu crescimento exponencial. Os Estados-Membros devem promover o acesso e o crescimento destes serviços através, destacadamente, do apoio à inovação, estímulo à demanda, colaboração com a indústria e parcerias público-privadas.

4 Defesa do consumidor e colaboração internacional

4.1 Devido aos volume cada vez maior de dados trocados globalmente pela Internet, bem como pelos serviços de telecomunicações tradicionais, os Estados-Membros e os reguladores devem tomar medidas apropriadas para encorajar todos os participantes do mercado a manter a segurança das redes internacionais de telecomunicações que transportam esses dados, ajudando a proteger os consumidores.

4.2 Dada a natureza global de muitas aplicações OTT, a colaboração entre vários Estados-Membros e membros do setor deve ser fortemente encorajada."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!