PNBL deve vir acompanhado de pacote de exigências regulatórias

Nas simulações sobre o Plano Nacional de Badna Larga incluídas nas apresentações feitas pela Casa Civil recentemenete, um aspecto chama a atenção: a variedades de itens do PNBL associados à regulamentação. O ponto principal buscado pelo governo, segundo os documentos a que este noticiário teve acesso, é o fortalecimento do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) que entrará em vigor a partir do próximo ano, o PGMU 3. O governo quer que a Anatel fixe um "preço-teto" para o backhaul, além de impor metas para o aumento da capacidade oferecida pelas concessionárias. Outros itens necessitarão de atuação forte da Anatel, como a constituição de um modelo de custos para o setor e a imposição de contrapartidas nos leilões de radiofrequência como praxe.
Equipamentos nacionais
Fora da alçada da Anatel, o governo também pretende estimular a expansão das redes públicas e o crescimento da oferta de equipamentos nacionais. Um dos eixos é garantir a implantação de fibras óticas ou dutos para a passagem dessa infraestrutura em obras feitas pelo governo. Todas as concessionárias também serão estimuladas a garantir a construção dessas estruturas ao fazer suas obras.

Notícias relacionadas
Na política industrial, o governo quer dar aos modems os mesmos benefícios já concedidos aos computadores no Programa Computador para Todos, onde, entre várias vantagens, é possível financiar a aquisição parcelada dos equipamentos com o apoio do BNDES. Também devem ser criadas linhas de financiamento para fortalecer a cadeia de produção tecnológica brasileira. O estabelecimento de regras de prefência na compra de equipamento nacionais é outro item na lista de estímulos, assim como a criação de cotas de investimentos em pesquisa e desenvolvimento para os vencedores de leilões de radiofrequência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!