Nos EUA, ATSC deve ter equipamentos para TV móvel a partir deste ano

A transmissão para dispositivos móveis e portáteis, possibilidade incluída no padrão de TV digital americano, o ATSC, em 2009, deve se tornar realidade em breve. O início dos estudos para incluir a mobilidade no padrão se deu por conta das demandas da radiodifusão brasileira, quando o extinto órgão de lobby para levar o ATSC a outros territórios, o ATSC Forum, ainda mantinha esperança de vender o padrão no Brasil. Embora a tecnologia tenha demorado muito para ficar pronta, os estudos não foram em vão, já que a radiodifusão americana resolveu investir na mobilidade.
Um painel que aconteceu nesta segunda, 12, no NABshow, em Las Vegas, mostrou como anda a implementação das transmissões móveis. Ainda como teste, 45 emissoras de todo o país transmitem conteúdo para dispositivos móveis dentro de suas frequências principais, como acontece nas transmissões digitais brasileiras. A diferença é que a banda dedicada ao conteúdo móvel é significativamente menor, proporcionando um vídeo de pior qualidade.
Segundo o vice-presidente da Dell, John Thode, a distribuição comercial de equipamentos receptores começa ainda este ano, sendo que a fabricante de computadores deve lançar nos próximos meses um netbook com recepção de TV embutida.

Notícias relacionadas
Além disso, um teste, desta vez com a participação de consumidores, deve começar em Washington no dia 3 de maio. O teste, contudo, será diferente das transmissões feitas no Brasil, onde cada emissora transmite seu próprio sinal móvel. Segundo Brandon Burgess, chairman e CEO da ION Media, nove emissoras transmitirão em suas frequências 20 programações móveis, incluindo a programação de todos os canais abertos locais e mais algumas da TV por assinatura.
Modelo diferenciado
A Harris anunciou esta semana uma solução que ajudará os radiodifusores a transmitir multiprogramação móvel. Trata-se de um equipamento que permite enviar ao transmissor mais de vinte conteúdos destinado aos dispositivos móveis.
O modelo de multiprogramação para dispositivos móveis vem sendo usado como argumento pela NAB, a associação dos radiodifusores, para que não sejam retiradas frequências hoje destinadas à radiodifusão para o Plano Nacional de Banda Larga. O presidente da associação, em seu discurso de abertura, chegou a apelar à segurança nacional. Para ele, a TV móvel é uma ferramenta fundamental em casos emergencias. "Imaginem se a população pudesse ser informada pela televisão em seus celulares", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!