Ponto extra retorna à pauta da Anatel

A Anatel deverá retomar a discussão sobre a alteração dos artigos que tratam sobre a oferta do ponto extra no Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura. O assunto está na pauta da próxima reunião do Conselho Diretor, agendada para quinta-feira, 16. A validade ou não da cobrança do serviço está em debate desde junho de 2008, quando o regulamento entrou em vigor.
A tendência é que a cobrança seja autorizada, uma vez que todos os estudos feitos pela Anatel até agora acusaram a existência de custos na oferta do serviço, tal qual informado pelas operadoras de TV paga. Assim, a gratuidade obrigatória se aplicaria apenas ao conteúdo transmitido nos pontos extras, ou seja, a empresa não pode cobrar mais de uma vez pelo pacote de programação vendido a um mesmo cliente.
Um único voto foi divulgado publicamente até o momento. A conselheira-relatora, Emília Ribeiro, é favorável à liberação da cobrança dos custos técnicos do ponto extra, mas sugere uma série de regras para a oferta do serviço. O conselheiro Antônio Bedran também teria apoiado o voto, fazendo apenas uma restrição com relação à sugestão de Emília de impedir que o ponto extra custe mais caro que o ponto principal. Para Bedran, a Anatel não pode impor um preço para este serviço, uma vez que se trata de uma exploração privada.

Notícias relacionadas
O conselheiro Plínio de Aguiar Júnior deve confirmar as expectativas e acompanhar o voto deixado pelo antigo relator do processo, Pedro Jaime Ziller. Para os dois, o ponto extra deve ser plenamente gratuito, não existindo custos técnicos passíveis de repasse ao consumidor. O voto de desempate deverá ficar com o presidente da agência, embaixador Ronaldo Sardenberg. A tendência é que Sardenberg apóie a cobrança, já que o estudo encomendado pelo embaixador a técnicos da Anatel confirmou a existência de custos na oferta.
Nas últimas semanas, a Anatel estaria negociando com as operadoras de TV por assinatura a fixação de um teto para a cobrança do serviço. As negociações não avançaram e este ainda pode ser um motivo para o adiamento da deliberação do Conselho Diretor nesta quinta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!