5G chega a 895 municípios no País, afirma Ministério das Comunicações

Foto: Reprodução/Anatel

Em um movimento de expansão do 5G no País, a tecnologia alcançou a marca de 895 municípios brasileiros em março, afirmou nesta quinta-feira, 13, o Ministério das Comunicações (MCom). A tecnologia completará três anos desde a sua primeira implantação em julho.

Atualmente, a região com o maior número de municípios conectados é a Sudeste (350), seguido por Sul (263), Nordeste (155), Centro-Oeste (71) e Norte (56). Entre os estados, os líderes na expansão da tecnologia têm São Paulo (166), Paraná (122), Minas Gerais (111), Santa Catarina (78) e Rio Grande do Sul (63).

Vale lembrar que esses 895 municípios ainda precisam ter a cobertura atestada pela Anatel nos requerimentos de qualidade exigidos pelo Edital do 5G. Mas o serviço já está disponível, mesmo que com cobertura reduzida.

Notícias relacionadas

Inclusão digital

"A expansão do 5G segue acelerada e vamos continuar melhorando a telefonia e Internet móvel no Brasil, pois ela proporciona inclusão digital e impactos significativos na vida dos brasileiros, para acessar serviços públicos e privados, contribui com o desenvolvimento da nossa economia e oferece mais oportunidades de geração de renda", disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em comunicado.

O avanço da tecnologia em território nacional faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que possui previsão da implantação do 5G nos 5,5 mil municípios brasileiros, ressalta o MCom. A pasta lembra, ainda, que o Novo PAC inclui a expansão do 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais.

Por fim, o Ministério das Comunicações frisa que o eixo de inclusão digital do Novo PAC deve beneficiar a população com Internet de alta velocidade, levar conectividade às escolas públicas de educação básica e gerar melhorias à telemedicina. No ano passado, o 5G ganhou quase 20 milhões de acessos no Brasil, totalizando quase 40 milhões de assinantes até dezembro de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!