Em parceria com a IBM e utilizando tecnologia da Microsoft, a TIM incorporou inteligência artificial ao assistente virtual de atendimento ao consumidor. Segundo informou a operadora nesta segunda-feira, 13, a ideia é utilizar o padrão de voz neural para deixar a simulação mais "humanizada", em vez da conversação tipicamente mais robótica.
De acordo com a TIM, a assistente virtual Tais "passa a contar com voz 100% sintetizada e realista, combinando padrões de emoção e entonação humana, em seus canais de atendimento telefônico". A solução combina o uso de inteligência artificial da Microsoft Azure com a solução "neural text-to-speech" (TTS), recurso do Azure Speech integrado ao IBM Watson. A operadora diz que é a primeira empresa brasileira a utilizar a plataforma.
A solução já está implantada no serviço de atendimento ao consumidor da tele, tanto para clientes de celular quanto de banda larga fixa. A TIM diz que desde o início do ano, 100% dos atendimentos são utilizando a voz neural personalizada na IA da Azure. Desde o lançamento da tecnologia de assistente virtual em 2020, foram mais de 107 milhões de chamadas no contact center, sendo que 45 milhões somente em 2022.
O projeto ainda traz parceria com time de consultoria da IBM e Interactive Media e possibilita ajustes de locução, velocidade, tom e pronúncia. Ele utiliza mais de 400 vozes em 140 idiomas no banco de dados.