Justiça permite à Telebras manter em sigilo contratos com Petrobras e Eletrobras

A 6ª Vara Federal do Distrito Federal indeferiu o mandado de segurança do SindiTelebrasil que pretendia fazer com que a Telebras disponibilizasse os contratos de compartilhamento de infraestrutura firmados com a Petrobras e com a Eletrobras. Tais contratos permitiram que a Telebras utilizasse a infraestrutura de fibra das elétricas e iniciasse a construção do seu backbone. O pedido de liminar já havia sido negado pela Justiça.

Notícias relacionadas
Na ação, o SindiTelebrasil argumenta que as estatais deveriam ter dado publicidade às ofertas de capacidade, como determina a Resolução Conjunta número 1 de 1999 da Anatel, Aneel e ANP. De acordo com a resolução, o detentor da infraestrutura deve dar publicidade em, pelo menos, dois jornais de circulação nacional e um jornal de circulação local, durante três dias, sobre respectivas condições para compartilhamento, inclusive preços e prazos. De acordo com a resolução, a publicidade deve ser dada mesmo após uma solicitação de compartilhamento.

O sindicato acrescenta ainda que a recusa da Telebras em disponibilizar a cópia dos contratos é ilegal porque afronta os princípio da publicidade e da isonomia.

A juíza Maria Cecília de Marco Rocha, substituta da 6ª Vara, entretanto, acolheu a argumentação apresentada pela Telebras e também por Eletrobras e Petrobras de que os contratos foram firmados com base no Decreto 7.175/2010 que deu à Telebras a incumbência de implantar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e para isso autorizou a estatal a "usar, fruir, operar e manter" as redes de propriedade ou posse da administração pública federal. Quando se tratar de ente da administração pública federal indireta, inclusive empresa pública ou sociedade de economia mista controlada pela União, a utilização da rede depende de contrato de cessão de uso entre as partes, de acordo com o Decreto 7.175/2010.

Por isso, no entendimento da Juíza – que fez constar dos autos entendimento semelhante proferido em acórdão do TCU – os contratos foram celebrados com base nas regras do decreto, o que afasta a aplicação da resolução conjunta. Além disso, a juíza acrescenta que o decreto se sobrepõe hierarquicamente a uma resolução adotada pelas agências reguladoras. A juíza entendeu que a publicação dos extratos dos contratos no Diário Oficial atende ao princípio da publicidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!