Fórum SOA apresenta casos da área de finanças e operadoras

Dois casos de sucesso de implementação de SOA (Arquitetura Orientada à Serviço) na área financeira e de operadoras de telecomunicações serão apresentados na segunda edição do Fórum SOA ? Tecnologia e Soluções, que reunirá especialistas e usuários para discutir como a SOA pode agilizar processos e reduzir custos das corporações. O evento acontece dia 21 de março, em São Paulo, promovido pela Converge Eventos e TI INSIDE.

Uma delas será estudo de caso da Caixa Econômica Federal. Apresentado por Rodrigo Evangelista, gerente nacional de arquitetura de soluções de TI da instituição bancária, mostrará a ?Aplicação prática de SOA/BPM? em implantação do sistema em grande escala.

Marcelo Castiglioni de Jesus Galvão, gerente Business Integration Platform – BIP ? Middleware da TIM, falará sobre a migração de EAI (Enterprise Application Integration) para SOA, em sua palestra ?EAI to SOA: Migration Steps?.

Notícias relacionadas

SOA

A SOA facilita o crescimento de sistemas corporativos de larga escala, a escalabilidade da Internet para uso em serviços, traz melhor gerenciamento, além de permitir a evolução das soluções e redução de custos. Seu principal conceito é de oferecer uma forma mais atual de desenhar aplicações, com uma TI mais simples, mais barata e menos rígida, completamente aliada ao negócio.

Dentre os benefícios proporcionados pelo SOA, destacam-se a componentização, reuso dos códigos, flexibilidade e adaptação da arquitetura que podem trazer o ?time to market? mais curto, diminuição de riscos de desenvolvimento, otimização da manutenção e redução de custos como um todo.

De acordo com pesquisa feita pela consultoria Forrester Research realizada com 32 companhias globais (mais de 40 mil funcionários foram ouvidos) o SOA, só em 2006, foi implementado por 67% das companhias. Além disso, nas empresas de pequeno e médio porte, 70% dos usuários afirmam que pretendem introduzi-la rapidamente.

Programa

A palestra de abertura do Fórum será ?O panorama da adoção e as tendências de investimento em projetos de migração para a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) no Brasil?, contará com a participação de Bruno Rossi, diretor de consultoria para o setor de software da ASM Consulting do Brasil.

Paulo Pellon, gerente de contas estratégicas da Oracle, ministrará a palestra Successful SOA, que mostra o passo-a-passo de uma definição de uma estratégia bem sucedida de implantação de do SOA. Serão discutidos temas como escolha do projeto certo, definição de Serviços, design Patterns e aspectos de Governança.

Os principais riscos e as medidas de segurança na adoção da arquitetura SOA são os temas da palestra ministrada por Sérgio Alexandre Simões, diretor da consultoria de TI da PricewaterhouseCoopers Advisory Services. A palestra aborda os principais riscos e preocupações dos arquitetos de sistemas com relação à segurança da informação, além das tendências na proteção dos ativos suportados por esta tecnologia e as melhores práticas adotadas pelo mercado na implementação da arquitetura Service Oriented Architecture – SOA.

Para mais informações os interessados podem acessar o site www.teletime.com.br ou entrar em contato diretamente através do e-mail: info@teletime.com.br ou telefone: 0800-014-5022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!