HP testa suporte remoto de aparelhos no Brasil

A HP já testa há mais de um mês uma solução de gerenciamento de aparelhos móveis (MDM, na sigla em inglês) com uma operadora aqui no Brasil. De acordo com o gerente de indústria em telecomunicações da HP, Cláudio Rangel, o foco dos testes é a atualização remota de firmware ? componente em parte software e parte hardware que faz a interface entre as ordens externas recebidas por um dispositivo e sua eletrônica ? sem que o usuário precise ir até a loja autorizada. Os reparos e atualizações podem ser feitos por meio de comando via rádio. ?Com a solução HP MDM, além de eliminar custos com a atualização remota dos sistemas, as operadoras podem fazer um inventário em tempo real das configurações dos aparelhos dos clientes, oferecer serviços customizados por tipo de handsets ou mesmo desabilitar remotamente e apagar todos os dados de um aparelho em caso de perda ou roubo?, detalha Rangel.
De acordo com o gerente da HP, a empresa fechou contrato para a solução com a Telefónica Móviles, na Espanha, e já conversa com mais uma operadora GSM no País para testar a solução no reconhecimento automático do aparelho que o cliente estiver usando.

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O executivo explica que a solução funciona em qualquer tipo de rede e com quaisquer aparelhos porque a HP fez acordos com os fornecedores de handsets. ?As operadoras ainda estão muito distantes dos aparelhos e cada vez mais serão parte dos serviços ofertados?, afirma Rangel.
Uma outra aplicação para soluções MDM que deve alavancar o interesse das operadoras no futuro, segundo Rangel, é a possibilidade de atualizações automáticas de antivírus para celular. De acordo com ele, a previsão da consultoria Ovum é de que a vendas globais de soluções MDM cresçam 140% neste ano, movimentando US$ 105 milhões em 2006. Para 2009, a expectativa é de que o mercado mundial dessas soluções seja de US$ 434 milhões, quase dez vezes mais que os US$ 44 milhões somados em 2005.

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