Essa aliança estratégica entre a CFE, empresa pública com caráter social no México que fornece energia elétrica, telecomunicações e Internet, e a Altán Redes, operadora atacadista de telecomunicações na qual o governo federal é o principal acionista e que opera a rede compartilhada na faixa de 700 MHz, faz parte do Projeto Quetzal, que busca ampliar a cobertura de Internet nas regiões mais remotas do país, onde as operadoras tradicionais não demonstraram interesse em prestar serviço.
Carlos Slim, presidente honorário da América Móvil, em sua última coletiva de imprensa, manifestou-se favorável à concessão gratuita de espectro radioelétrico à Altán Redes por parte do Estado mexicano. Em sua visão, essa medida é válida caso o espectro seja usado exclusivamente para levar conectividade a locais distantes, como áreas rurais.
Recentemente, a Altán demonstrou interesse em acessar um bloco de 40 MHz na faixa de 2,5 GHz, com o objetivo de aprimorar seus serviços de internet e se preparar para a implementação de redes 5G.
Internet para todos
De 2019 até janeiro de 2025, o trabalho conjunto entre a CFE e a Altán permitiu a instalação de 11.383 torres de telecomunicações, beneficiando 82.178 localidades e alcançando mais de 24 milhões de habitantes em comunidades com populações entre 250 e 5.000 pessoas.
Esse esforço tem como objetivo reduzir as barreiras de acesso ao mercado de telecomunicações e fortalecer o direito à conectividade em áreas rurais e marginalizadas, destacou a CFE.