Serviços de telecomunicações caem 0,8% em 2019, registra IBGE

Ao longo de 2019, o volume de serviços de telecomunicações apresentou queda de 0,8%, revelaram dados da edição de dezembro da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE. No último mês do ano passado, o setor registrou queda também de 0,8% na comparação com novembro. Já comparando com dezembro de 2018, houve recuo de 1,6% no volume.

Mesmo com o resultado de queda dos serviços de telecomunicações, os de tecnologia da informação e comunicação (TICs) apontaram para alta de 3,7% ao longo do ano. A razão foi a forte performance do segmento de tecnologia da informação, que acumulou avanço de 13% ao longo de 2019.

Apenas em dezembro, o volume de serviços de TI cresceu 3,4% em relação a novembro; e 11,2% ante o mesmo mês de 2018. Já o consolidado de TICs avançou 0,6% na base mensal e 3,3% na base anual em dezembro.

Notícias relacionadas

O IBGE também apresenta os resultados do setor de serviços de informação e comunicação, consolidando o segmento de TICs com os serviços audiovisuais. Neste caso, houve alta de 3,3% no volume ao longo de 2019, com influência do avanço de 0,5% registrado pelo setor audiovisual.

O setor de serviços como um todo variou 1% em termos de volume ao longo de 2019. Em dezembro, houve queda de 0,4% na prestação ante novembro. Em termos de receita nominal, contudo, houve alta de 4,5% em um ano e de 0,3% em um mês. Especificamente em telecomunicações, o faturamento nominal apurado pelo IBGE ao longo de 2019 ficou em 0,2% negativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!