Logística reversa para eletroeletrônicos é regulamentada pelo governo

Foto: Pixabay

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 13, o governo federal regulamentou a logística reversa de produtos eletroeletrônicos. Com a medida, empresas do setor ficam obrigadas a implantar sistemas de coleta para destinação correta dos resíduos, conforme a lei 12.305/2010.

A assinatura do decreto pelo presidente Jair Bolsonaro ocorreu na última quarta-feira, 12, em solenidade no Palácio do Planalto. Presentes, representantes da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) destacaram o "ambiente de segurança e isonomia" criado pela nova regulamentação.

O texto prevê a criação de um Grupo de Acompanhamento de Performance setorial até dezembro, bem como a adesão de fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores à entidades gestoras, para posterior habilitação de prestadores de serviços a partir de 2021.

Notícias relacionadas

As empresas também deverão criar formas de assegurar a sustentabilidade econômica da logística reversa, seja a partir de sistemas individuais ou financiando gestoras na proporção correspondente à sua participação no mercado doméstico.

Acordo setorial

Desde outubro do ano passado, a logística reversa já era disciplinada no setor eletroeletrônico por meio de acordo setorial firmado por entidades da cadeia e o Ministério do Meio Ambiente. Vale notar que as operadoras também têm iniciativas do gênero. Com a regulamentação acertada, o desejo do governo é que os 173 pontos de coleta atuais aumentem para 5 mil pontos até 2025, abrangendo os 400 maiores municípios do país.

Entre os pontos do novo decreto destacados pela Abinee está a permissão para o Ministério do Meio Ambiente condicionar a emissão ou renovação de licenças de operação das fábricas à comprovação da logística reversa.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom! Agora tomara que os fabricantes comecem já a implantar as suas medidas pra evitar que o lixo eletronico va parar em locais errados…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!