Inteligência Artificial será tema de audiência pública no Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou em reunião nesta quarta-feira, 12, o REQ 79/2019, do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Esse requerimento solicita a realização de uma audiência pública sobre Inteligência Artificial. A ideia é instruir o PL 5.691/2019, que cria a Política Nacional de Inteligência Artificial, e o PL 5.051/2019, que estabelece os princípios para o uso da IA no Brasil. Ambos os projetos são de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). A data da audiência pública será definida pela comissão.

À Agência Senado, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) ressaltou a importância do debate, uma vez que os projetos tratam de assuntos atuais e ainda pouco conhecidos por parte dos parlamentares e da população. "Abrir esse debate aqui no parlamento, trazer representações das universidades e das instituições que produzem e trabalham com o tema, é importante para tornar o debate claro, auxiliar e nos munir de informações para a construção do parecer dos respectivos projetos", disse Carvalho.

Convidados

Notícias relacionadas

A audiência pública foi dividida em duas momentos: um com entidade sociais e outro com representantes de governo e órgãos públicos.

Para a mesa de entidade sociais, foram convidados Erick Muzart, representante do grupo Machine Learning Brasília e auditor do Tribunal de Contas da União; Dr. Bráulio Gusmão, do Laboratório de IA-PJE do Conselho Nacional de Justiça; Fábio Rua, da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES); Anderson Soares, da Universidade Federal de Goiás (UFG); André Ponce de Leon Carvalho, do Advanced Institute for Artificial Intelligence, da USP; e Ronaldo Lemos, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio).

Os representantes de governo e de órgãos públicos são Fernando Luiz Brito De Melo, Assistente Técnico Especialista em Inteligência Artificial do Senado Federal; um representante da Secretaria de Tecnologia da Informação – PRODASEN do Senado; outro do Ministério da Economia; um membro do Ministério da Educação; e um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). (Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!