Abinee: Brasil deixar de ser país em desenvolvimento preocupa setor

Presidente norte-americano Donald Trump. Foto: Divulgação

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) está preocupada com a retirada do Brasil da categoria de países em desenvolvimento pelos Estados Unidos nesta semana. Em comunicado enviado nesta quinta-feira, 13, a entidade disse que a medida pode prejudicar as exportações brasileiras. Isso porque os EUA são o principal destino das vendas externas do setor eletroeletrônico, chegando a 29% em 2019.

A associação explica que, apesar da decisão dos Estados Unidos "ter como foco as exportações chinesas", a exclusão traz outros impactos. Como exemplo, cita a adoção de medidas de defesa comercial (direito antidumping, direito compensatório e salvaguardas). Além disso, alega que pode afetar o Sistema Geral de Preferências (SGP). Esse esquema anual concede redução de imposto de importação para produtos brasileiros nos EUA e está em fase de renovação.

O prejuízo vem porque de 25% a 30% das exportações do setor são beneficiadas pelo SGP. Sem essa condição, diz a Abinee, os produtos brasileiros perdem competitividade no mercado norte-americano. Somente em 2019, as exportações para os Estados Unidos somaram US$ 1,6 bilhão, um avanço de 23,7% em relação a 2018. A representatividade dos EUA nas vendas externas aumentou de 23% para 29% no mesmo período, encerrando 2019 como a maior participação desde 2004. 

Notícias relacionadas

Revisão da categoria 

Dessa forma, no entender da Abinee, a medida pode afetar "algo em torno de 30% dessas exportações" sem o benefício do SGP. Consequentemente, a associação diz que esses produtos podem ficar "fora do mercado".

Portanto, a avaliação da entidade é que o governo brasileiro deveria solicitar aos EUA a revisão da medida, "como forma de defender os interesses brasileiros". A Abinee afirma que, se isso não acontecer, o prejuízo será não apenas para o setor eletroeletrônico, mas em todos os segmentos e "até de alguns agroindustriais".

Mau momento

A notícia da retirada do Brasil da categoria de países em desenvolvimento vem em um momento complicado para a indústria. A indústria teme um desabastecimento por conta de fornecedores chineses perante o Coronavírus. Ainda assim, o empresariado do setor mostrava confiança para este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!