Vendas de equipamentos de material de informática e comunicação caem 5,5% em dezembro

Foto: blickpixel / Pixabay.com

As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação tiveram uma retração de 5,5% em dezembro, na comparação com o mês anterior. Os dados constam na pesquisa nacional de varejo, divulgada nesta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento também aponta que, na comparação com o mesmo período de 2017, a queda foi de 3,3%. No acumulado do ano, no entanto, a variação praticamente ficou estável (0,1%). Mesmo índice apurado para o período dos últimos 12 meses.

Em relação à receita obtida pelos mesmos produtos, o levantamento do IBGE aponta um recuo de 4,4% na comparação entre novembro e dezembro do ano passado. No confronto com dezembro de 2017, a retração foi de 3,5%.  Nos últimos 12 meses e no ano de 2018 a variação apurada foi a mesma (queda de 3,7%).

No levantamento geral, em dezembro do ano passado, o volume de vendas no comércio varejista nacional caiu 2,2% frente a novembro. Na comparação com dezembro de 2017, houve um incremento de 0,6%. No acumulado do ano, o avanço foi de 2,3%. No que diz respeito às receitas, o recuo em dezembro frente ao mês de novembro foi de 3,4%. Na comparação com dezembro de 2017, no entanto, o desempenho foi positivo em 3,9% enquanto que no acumulado de 12 meses, o avanço foi de 4,8%.

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!