TIM tem aumento do lucro mas queda nas receitas em 2014

A TIM divulgou na noite desta quinta, 12, seus resultados financeiros e operacionais referentes ao quarto trimestre e ao ano de 2014. Entre os dados financeiros, destacam-se o aumento de 2,7% no lucro líquido anual, que atingiu R$ 1,5 bilhão, e o crescimento de 6,4% no EBITDA ao longo de 2014, totalizando R$ 5,5 bilhões, o que representa uma margem de 30,1% no último trimestre. O resultado não foi melhor porque no último trimestre de 2014 houve uma queda de 7,7% no lucro na comparação com o mesmo período de 2013, por conta de investimentos e amortizações.

Notícias relacionadas
A receita líquida total do grupo teve pequena queda no ano, para R$ 19,5 bilhões (queda de 2,1%), impactada sobretudo pela queda de 30% nas receitas com interconexão, que fecharam o ano em R$ 2,6 bilhões e por quedas menores nas receitas com assinatura e utilização (-2,7%, para R$ 11 bilhões), longa distância (-7,2%, para 3,09 bilhões) e receitas fixas (-15,9%, para R$ 901 milhões). A receita bruta da TIM caiu no ano 2,2%, para R$ 29 bilhões. O destaque positivo foi o crescimento de 23% nas receitas com VAS e Serviços adicionais, para R$ 6,6 bilhões, mesmo com uma queda de 24% nas receitas de SMS. Chama a atenção a queda no indicador de uso dos serviços de voz. O MOU (minutos de uso) caiu 8,1% no ano, para 136 minutos. O ARPU (receita média por usuário) caiu 5% no ano, para R$ 18,6 na média do ano, e fechou o quarto trimestre em R$ 18.

Do ponto de vista de custos, a TIM conseguiu compensar com uma redução de 5,1% em relação a 2013, para R$ 13,9 bilhões, sobretudo pela diminuição das despesas com interconexão. Os investimentos no ano foram de R$ 3,9 bilhões, um aumento de 10,3%, sem contar os investimentos em frequências (R$ 2,9 bilhões). O endividamento da TIM segue relativamente baixo, de apenas R$ 1,3 bilhão líquido (R$ 6,5 bilhões de dívida bruta e R$ 5,2 bilhões em caixa).
Do ponto de vista operacional, a TIM ampliou em 26% a base de usuários de dados, para 34 milhões. Os serviços de SMS, chamados agora pelo presidente da operadora, Rodrigo Abreu, de "aplicações legadas". O serviço TIM Fiber chegou a 130 mil clientes em dezembro de 2014, mais do que dobrando a base no ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!