TIM tem lucro de R$ 1,5 bilhão em 2013 e distribuirá R$ 843 milhões em dividendos

A TIM divulgou na noite desta quinta, 13, seus resultados financeiros e operacionais referentes ao quarto trimestre e ao ano de 2013. A operadora fechou o ano com R$ 19,9 bilhões em receitas líquidas (aumento de 3,5% no ano), sendo R$ 5,4 bilhões em receitas brutas com dados (alta de 21,5% no ano) e R$ 3,2 bilhões na receita líquida com venda de aparelhos (alta de 37,4%). Esses números evidenciam bem a estratégia da TIM de intensificar a oferta de serviços de dados e a agressiva política de venda de aparelhos, sobretudo smartphones.

Notícias relacionadas
O EBITDA da operadora no ano foi de R$ 5,2 bilhões (aumento de 4%), com margem total de 26,1%. O lucro líquido foi de R$ 1,5 bilhão e os investimentos totais no ano foram de R$ 3,9 bilhões (3% a mais em relação a 2012). A TIM fechou o ano com R$ 4,8 bilhões de dívida total, o que é 13,7% a mais no ano, mas o caixa da companhia é de R$ 5,3 bilhões. Com isso, a distribuição de dividendos a ser proposta pela diretoria para ser realizada em abril é de R$ 843 milhões, ou R$ 0,3488 por ação ordinária, o que dá 13,5% a mais em relação a 2012.

A TIM registrou 148 minutos de média de uso por cliente, o que é 8,8% a mais do que em 2012, com uma base total de 73,4 milhões de clientes, o que dá um crescimento anual de 4,3% e um market share de 27,1%. No segmento 3G, a TIM praticamente dobrou sua base, para 23,6 milhões de clientes e 24,9% de market share. No 4G, foram 405 mil clientes e 31% de market share.

Mas há um dado importante: a TIM conseguiu vender um pouco mais de novas linhas em 2013 em relação a 2012 (39,6 milhões contra 38,4 milhões), mas está mais difícil manter o usuário na base. Foram 36,6% de desconexões, o que significa 13,6% a mais em relação a 2012, o que dá uma taxa de churn de 13,6% contra 13% em 2012.

Hoje, 10,5 milhões de clientes pós-pagos da TIM têm voz e dados e 663 mil tem minimodems. No segmento de banda larga fixa, a TIM chegou a 60 mil clientes no serviço Live TIM e 1 milhão de homes passed.

Controle

Na mensagem aos acionistas, o CEO da empresa, Rodrigo Abreu, disse que a TIM tem grande importância "para o grupo Telecom Italia e para outros stakeholders. Tenho me empenhado pessoalmente para garantir que rumores não afetem nossa operação e não nos tirem o foco da execução no dia-a-dia. Temos um compromisso com o plano trienal que está sendo executado, e não deixaremos que boatos e especulações sobre nossa companhia nos desviem de nosso caminho estratégico ou atrapalhem nosso resultado".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!