Nokia apresenta seu primeiro modelo dual SIMcard com Wi-Fi

A Nokia apresentou esta semana o Asha 310, seu primeiro telefone celular com entrada para dois SIMcards e conectividade Wi-Fi. O produto será lançado neste primeiro trimestre na Ásia, Oriente Médio, África e Brasil com o preço sugerido de US$ 102, sem contar impostos ou taxas locais, nem subsídios de operadoras.

Notícias relacionadas
O Asha 310 tem tela sensível ao toque com tecnologia capacitiva e dimensão de três polegadas. Exceto no Brasil, onde será usado um cartão de memória de 2 GB, no resto do mundo o aparelho virá com cartão de 4 GB. 

O celular usa o sistema operacional Symbian Série 40, reservado pela Nokia para a sua linha de aparelhos de gama baixa. Entre os apps embarcados de fábrica estão o Facebook, o Twitter e o eBuddy, um agregador de serviços de mensagens instantâneas, além do Xpress Browser, um navegador próprio da Nokia que consegue comprimir páginas da Internet em até 90%, poupando o consumo de dados dos usuários. Além disso, o consumidor que adquirir o Asha 310 poderá baixar de graça 40 games da EA na loja virtual da Nokia.

Análise

A inclusão de Wi-Fi em celulares da família Asha é um sinal de que os usuários de menor poder aquisitivo estão demandando essa funcionalidade, especialmente para acesso em redes públicas e abertas. Vale lembrar que muitos países emergentes contam com iniciativas governamentais de redes Wi-Fi gratuitas. No Rio de Janeiro, há diversas redes com essa característica em comunidades carentes, algumas montadas por operadoras celulares, como a TIM, que recentemente instalou Wi-Fi na favela da Rocinha.

O analista Malik Saadi, da Informa Telecoms & Media, comentou que o lançamento do Asha 310 representa um passo à frente na aproximação entre feature phones e smartphones. Somando o Wi-Fi à interface touch screen e à disponibilidade de aplicativos, ele considera o Asha 310 praticamente um smartphone. O que ainda limita o aparelho é sua baixa capacidade de processamento, a impossibilidade de realizar múltiplas tarefas simultaneamente e a ausência de conectividade constante (as aplicações só puxam dados sob o comando do usuário).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!