Pequenos provedores reclamam de dupla tributação

O presidente da Associação Brasileira de Pequenos Provedores de Internet (Abrappit), Ricardo Sanchez, esteve nesta terça-feira, 13, reunido com o Conselho Nacional de Política Fazendária ? Confaz, o organismo que reúne os secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, para reclamar contra a dupla cobrança de ICMS sobre os serviços de internet discada. Além de cobrar ICMS sobre a ligação telefônica que dá origem à conexão discada, o Confaz exige que as empresas que oferecem a porta IP também recolham ICMS sobre os valores cobrados do usuário. Trata-se, na visão de Sanchez, de uma tributação dupla de nada menos que 25% sobre o valor da mensalidade do provedor.
Curiosamente, ao apresentar seus argumentos junto ao Conselho, o presidente da Abrappit usou uma conta da Brasil Telecom que não recolhe o ICMS sobre estes valores em Brasília. Diante da situação, o representante do Mato Grosso no Conselho chamou a atenção do representante do Distrito Federal para o que denominou ?irregularidade na Brasil Telecom?, que não vem sendo devidamente fiscalizada.
Segundo Ricardo Sanchez, esta cobrança asfixia os pequenos provedores e atinge justamente o usuário de menor poder aquisitivo, que não tem como contratar um serviço de banda larga. Uma vez que sua gestão junto ao Confaz não surtiu efeito, a associação estuda a possibilidade de entrar na Justiça contra o Confaz. ?A atitude do Conselho vai na contra-mão de todos os esforços do Governo Federal para promover a inclusão digital com a redução de impostos?, avaliou Ricardo Sanchez.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!