Ufinet: Cade libera mudança no controle e entrada de sócio de Abu Dhabi

A Superintendência-Geral (SG) do Cade deu sinal verde para mudanças na composição acionária da Ufinet Brasil. Até então controlador conjunto da empresa ao lado da Enel, o fundo de private equity Cinven deve se tornar acionista majoritário da operadora de infraestrutura de fibra óptica.

O negócio, notificado ao órgão antitruste no último dia 30 de dezembro, também envolve a entrada do fundo Platinum na Ufinet. A nova acionista é detida integralmente pela Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), uma instituição pública de investimentos que pertence ao emirado de Abu Dhabi (nos Emirados Árabes Unidos).

Como resultado da operação, o Cinven passaria a deter 51,5% do capital da Ufinet e o Platinum, 29%. Já a participação da Enel será reduzida para 19,5%. O negócio não tem valores revelados e depende de aprovação da Anatel, que recebeu pedido de anuência prévia também nos últimos dias de 2021.

Notícias relacionadas

A mudança de controle é indireta e passa por um novo investimento anunciado pelos fundos da Cinven na Ufinet International, sediada na Espanha. Ao todo, a empresa de infraestrutura de fibra tem atuação em 17 países; no Brasil ela atua no mercado de atacado, tendo adquirido empresa como a NB Telecom e a Netell.

Venda

Segundo a análise publicada pela SG do Cade, a operação representa uma "oportunidade de investimento consistente com a estratégia do Cinven de ampliar o valor de negócios, com a visão de obter lucros a partir de seu potencial de venda futura".

"Dessa forma, por meio de sua experiência e know-how, o Cinven pretende acelerar o desenvolvimento e crescimento da Ufinet Brasil como uma operadora de telecomunicações na região da América Latina", aponta a análise do negócio.

Se o tribunal do Cade não avocar o ato de concentração para análise no prazo de 15 dias, a decisão da superintendência pela aprovação sem restrições terá caráter terminativo.

Polêmica

Vale lembrar que a Ufinet teve condutas recentemente criticadas pelo conselheiro da Anatel, Moisés Moreira. À frente de um projeto piloto de ordenamento de ordenamento de redes áreas na cidade de São Paulo, a empresa estaria condicionando o acesso aos postes por operadoras à contratação da fibra óptica dela. Controladora da Ufinet, a Enel é a distribuidora de energia no estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!