Publicidade
Início Newsletter Telefónica vende 30 mil torres da Telxius para American Tower: 7,7 bilhões...

Telefónica vende 30 mil torres da Telxius para American Tower: 7,7 bilhões de euros

Antena de celular
Torre de celular. Foto: Bruno do Amaral

Controladora da Vivo, a Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 13, a venda por 7,7 bilhões de euros de ativos da Telxius para a American Tower. O negócio envolverá 30.722 torres no Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Chile e Peru.

A transação prevê que as operadoras do grupo Telefónica manterão os contratos de arrendamento das torres alienadas, de modo a garantir a continuidade dos serviços em condições semelhantes às atuais. Segundo a companhia, a decisão está em linha com a estratégia de revisão de portfólio e negócios do grupo.

“Este é um negócio que faz sentido estratégico dentro do nosso planejamento. A American Tower já era o nosso segundo fornecedor [de torres] depois da Telxius”, afirmou o presidente da Telefónica, José María Álvarez-Pallete, em comunicado.

Notícias relacionadas

“Após essa grande operação, continuaremos focados em nossos objetivos mais ambiciosos: a integração da O2 com a Virgin no Reino Unido, a compra da Oi Móvel no Brasil e a redução do endividamento”, completou o executivo.

Aprovação

De acordo com os trâmites acordados, duas operações distintas e independentes serão realizadas na América Latina e na Europa, com a busca pelas respectivas autorizações regulatórias. A transação será paga em dinheiro. Segundo a American Tower, a expectativa é de conclusão da operação no segundo trimestre de 2022.

O ganho de capital atribuível à Telefónica foi estimado em aproximadamente 3,5 bilhões de euros. Uma vez concluída a operação, a dívida financeira líquida do grupo deve ser reduzida em cerca de 4,6 bilhões de euros. Já a American Tower projeta US$ 775 milhões em receitas com os ativos apenas no primeiro ano de inclusão no portfólio.

Ainda como parte do acordo, a gestora norte-americana de infraestrutura se comprometeu a investir US$ 500 milhões na construção de 3,3 mil sites no Brasil e na Alemanha até 2025.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile