SES quer utilizar sistema da O3b também para backhaul móvel

Desde que assumiu integralmente a O3b Networks no ano passado, a operadora de satélites SES começou a colocar em prática a estratégia de fornecer conectividade por meio da sistema de satélites de órbita terrestre média (MEO) da O3b com coberturas amplas de satélites de órbita geoestacionária (GEO). Agora, o vice-presidente de vendas para a América Latina da empresa, Jurandir Pitsch, afirma que a estratégia para o Brasil será a de investir também em infraestrutura, especialmente de olho na venda de capacidade para operadoras móveis. "A O3b tem teleporto em Hortolândia (SP), que a gente vai controlar, e estamos instalando (outro) ao lado", declara.

A estratégia é de implantar a parte terrestre para oferecer uma solução mais completa: a empresa utiliza a rede de satélites de órbita média (MEO) para fornecer acesso nas cidades de Tefé (AM), Tabatinga (AM) e, agora, Fernando de Noronha (PE), onde a TIM já utiliza capacidade satelital da empresa para oferecer rede móvel. "A partir dessas estações, ofertam serviços de IP provendo Internet e até para operadoras 3G e 4G na cidade", explica. "Acreditamos bastante também para o mercado LTE em função da baixa latência."

"É uma mudança de perfil: passamos a investir um pouco mais na infraestrutura de rede e ofertar serviço para operadoras locais", explica Pitsch. "De repente, será expandido no Brasil de forma que a própria O3b vai investir na rede, e não esperar que os clientes o façam, pois eles preferem ver para crer e a banda Ka ainda traz muitas dúvidas. Vamos tirar essas dúvidas", declara.

Notícias relacionadas

A mesma estratégia será levada também para o restante da América Latina, especialmente em regiões isoladas e em arquipélagos – na cobertura geoestacionária (GEO) tradicional, os satélites não podem focar nesses locais pequenos e de baixa demanda. "É especialmente para locais mais afastados do continente pois tem vantagem pelos feixes, que têm cobertura variável e podem mudar de posição, podendo apontar para ilha", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!