Telefonia móvel registra o segundo maior índice de reclamações em 2011

A telefonia celular foi o setor da economia que apresentou o segundo maior número de registros de reclamações nos órgãos públicos integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) durante o ano de 2011. Com 122,9 mil registros, os serviços de telefonia móvel ficaram atrás somente do segmento de cartão de crédito, com 141,6 mil demandas. Considerando todos os setores da economia, o total é de 1,53 milhão de reclamações, dos quais só a telefonia celular representa 7,99%.

Notícias relacionadas
Na divisão por empresas, a Oi foi a segunda mais demandada no Sindec, com 81,9 mil registros, praticamente empatada com o banco Itaú, líder com 81,9 mil reclamações.

Teles dominam

Entre as seis primeiras companhias, aliás, quatro são de telefonia: abaixo da Oi, na terceira posição, estão Claro/Embratel (70,1 mil); em quinto, TIM/Intelig (27,1 mil); e Vivo, na sexta posição, com 26 mil registros.

As outras empresas de comunicação no ranking das “20 mais” são a Net, em décimo terceiro, com 12,5 mil queixas; e a Sky, na vigésima posição, com 8,7 mil registros.

Principais problemas

Entre as principais demandas, não só das empresas de telefonia, mas de forma geral, estão o de cobrança (35%); oferta (19%); problemas contratuais (11,6%); vício ou má qualidade de produto ou serviço (11%); garantia de produtos (9,4%); e outros (12,2%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!