A Net foi notificada pelo Procon-SP nesta sexta-feira, 13, para prestar esclarecimentos sobre às falhas em seus serviços de telefonia e internet, o Virtua, ocorridas na cidade de São Paulo, na noite de quinta-feira. Por volta das 20h, usuários reclamaram de instabilidade ou indisponibilidade no serviço, em vários bairros da capital paulista, fato que inclusive virou um dos tópicos mais comentados no Twitter.
Em nota, a empresa informou que, de fato, houve uma ocorrência técnica que afetou os serviços de banda larga e telefonia em algumas áreas da cidade, sem explicar a real causa do problema. Ainda de acordo com a Net, os serviços foram restabelecidos por volta da 23h de quinta-feira e os clientes afetados serão ressarcidos automaticamente na próxima fatura.
O órgão de defesa do consumidor quer que a empresa explique os motivos das falhas, a gama de serviços e quantidade de usuários afetados pela pane, bem como o período de duração do evento em cada um deles, discriminados por categoria e região. Além disso, quer que ela informe o prazo estimado para solução definitiva do problema e restabelecimento integral dos serviços a todos os seus usuários, providências e procedimentos já adotados ou em andamento para a solução do problema e a forma com a qual as informações foram passadas ao consumidor.
Segundo o diretor de fiscalização do Procon-SP, Renan Ferraciolli, se não houve por parte da Net a adequada prestação de serviços, o consumidor prejudicado têm o direito de abatimento do valor proporcional ao tempo de interrupção da rede, na conta. Se ficarem comprovadas as irregularidades, a empresa deverá responder a processo administrativo e pode ser autuada no valor de R$ 400 a R$ 6 milhões.