A Nokia e a Motorola Solutions anunciaram nesta quinta-feira, 12, a integração de tecnologias de drones para lançar uma solução automatizada com Inteligência Artificial (IA).
De acordo com as companhias, a tecnologia a drone-in-a-box, da Nokia, estabelece um novo padrão para primeiros socorros e indústrias de missão crítica, oferecendo maior consciência situacional, operações remotas simplificadas e tomada de decisão acelerada. Para isso, combina as redes de drones Nokia Drone Networks com o software de drones CAPE, da Motorola Solutions.
Os recursos de segurança de voo do software CAPE ajustam a rota do drone para evitar obstáculos, permanecer dentro de uma área georreferenciada e adaptar-se a mudanças na altitude do terreno. Por sua vez, o drone-in-a-box estabelece a conexão via redes 4G/LTE ou 5G, para maior alcance e operação remota contínua além da linha de visão (BVLOS).
B2B
No caso de indústrias de infraestrutura crítica, como petróleo e gás, portos, serviços públicos, mineração, energia e manufatura, as capacidades de BVLOS e operação remota podem contribuir para melhorar a segurança dos trabalhadores e reduzir custos de operação em locais de difícil acesso, como parques eólicos offshore.
As companhias também frisam que os sistemas drone-in-a-box podem ser uma alternativa sustentável a helicópteros em determinados cenários, reduzindo significativamente as emissões de carbono.
"Estamos estabelecendo as melhores práticas tecnológicas em conectividade de drones e IA. Com uma arquitetura de API aberta que facilita a integração com aplicativos de terceiros, estamos transformando drones em auxiliares diários para operações de segurança pública e missão crítica", afirmou Stephan Litjens, vice-presidente de Soluções Edge de Campus Empresarial CNS na Nokia, em nota.
"Essa solução drone-in-a-box reforça nosso compromisso com a inovação em drones, integrando-se perfeitamente aos fluxos de trabalho atuais de nossos clientes para oferecer insights de transmissão ao vivo acionáveis e simplificar a coleta de evidências", diz Jehan Wickramasuriya, vice-presidente corporativo de Plataformas de IA e Inteligência da Motorola Solutions, em comunicado.
Emergências
As empresas ressaltam, ainda, que o envio de drones antes da chegada dos primeiros socorristas permite uma avaliação inicial da gravidade da situação, ajudando na alocação eficiente de recursos.
Neste sentido, a nova solução é importante para que indústrias de missão crítica e de segurança pública possam despachar drones de forma remota, de um ou vários centros operacionais, em instantes, para avaliar casos de emergências e perigos. A inteligência baseada em IA oferece informações visando acelerar a tomada de decisão e a proteção de trabalhadores, propriedades e instalações.