A fornecedora para redes de acesso abertas Mavenir e a operadora norte-americana Boost Mobile anunciaram o que chamam de a primeira validação de uma transferência entre fornecedores (inter-vendor handover) envolvendo infraestrutura Open RAN.
A interoperabilidade ocorreu na rede comercial da Boost (antiga DISH Wireless), com ajuda do uso da Xn, interface padronizada definida pelo padrão 3GPP (organização global que desenvolve e mantém padrões técnicos para redes). A Xn facilita a comunicação entre nós de RAN de fabricantes distintos, garantindo continuidade de chamadas e uma experiência de usuário mais tranquila.
Segundo as empresas, a tecnologia possibilitou interoperabilidade entre a Mavenir e um outro fornecedor de rádio não nomeado. A validação destacaria a maturidade nas tecnologias 3GPP e O-RAN, afirmam as empresas, além das possibilidades de alcançar um ambiente multifornecedor no mercado de redes de acesso (hoje dominado por Huawei, Ericsson e Nokia).
Ao aproveitar interfaces abertas e uma interoperabilidade suave, ressaltam as partes, a tecnologia O-RAN garante que dispositivos móveis possam alternar entre diferentes componentes da rede sem afetar a experiência de uso com interrupções.
"Ao viabilizar handovers interfornecedor perfeitos, a Mavenir está demonstrando como o Open RAN oferece redes flexíveis, econômicas e interoperáveis. Este marco destaca nosso compromisso em capacitar operadores a construir redes independentes de fornecedores, garantindo conectividade escalável e de alta qualidade para seus clientes", diz Pardeep Kohli, presidente e CEO da Mavenir.
"Ao adotar padrões abertos e interoperabilidade, nós, com a ajuda da Mavenir e de outro fornecedor de rádio, não estamos apenas construindo uma rede mais flexível; estamos pavimentando o caminho para um futuro conectado onde cada cliente pode desfrutar de conectividade perfeita em toda a rede", afirma Eben Albertyn, diretor de tecnologia da Boost Mobile.