Publicidade
Início Newsletter Anatel aprova novo Regulamento de Qualidade

Anatel aprova novo Regulamento de Qualidade

Foto: Pixabay / Pexels

O Conselho Diretor da Anatel aprovou na reunião desta quinta-feira, 12, o novo Regulamento de Qualidade para os serviços de telecomunicações. A nova norma estabelece a revogação parcial de outras quatro normas da agência que tratam do tema e também determina que as prestadoras passarão a ser avaliadas com base em três indicadores: Qualidade do Serviço, Qualidade Percebida e Reclamações dos Usuários. A prestadoras também receberão selos, com notas que variam entre A (para as de melhor desempenho) e E (para as de resultados insatisfatórios). A concessão do selo ocorrerá anualmente.

O trabalho de avaliação será realizado por um Grupo Técnico de Qualidade (GTQUAL), que deverá ser criado 12 meses após a publicação do Regulamento. De acordo com o autor da proposta, conselheiro Emmanoel Campelo, que apresentou voto divergente do modelo apresentado pelo ex-conselheiro Aníbal Diniz, o GT será composto por representantes da Anatel, da Entidade de Suporte de Aferição da Qualidade (ESAQ) e prestadoras (incluindo as de Pequeno Porte que desejarem participar do modelo). “Os custos da ESAQ ficarão por conta das prestadoras. O GTQUAL irá elaborar o manual de Operação (MOP) e o Documento de Valor de Referência (DVR)”. De acordo com Campelo, o MOP irá estabelecer os métodos para obtenção dos indicadores e índices de qualidade. O DVR estabelecerá os valores de referência para os mesmos indicadores, para posterior atribuição do selo.

O cronograma também estabelece que, entre o período de publicação do regulamento e a entrada em vigor do DVR, que deve ocorrer em até 18 meses, a Anatel continuará a aferir a qualidade por meio dos indicadores não revogados dos indicadores atuais. “Ressaltando que permanecerão os indicadores que, efetivamente, possuem familiaridade com aqueles que estão sendo trazido no novo modelo”, afirmou o conselheiro. Campelo também informou que o primeiro ciclo de avaliação será realizado a título experimental e informativo, visando adequação à realidade das prestadoras.

Notícias relacionadas

Selo

De acordo com o conselheiro, o selo de qualidade trará informações mais claras ao usuário, que terá condições de saber quais as empresas prestam os melhores e piores serviços em sua região. “Isso, sem dúvida, terá impacto nas vendas, no market share, lucratividade e na relação com investidores. É uma mudança de paradigma com a imposição de um modelo de regulação baseado na qualidade”, comentou. Além disso, o autor da proposta aprovada afirmou que notas D e E vão automaticamente configurar como descumprimento obrigações contratuais, o que proporcionará ao usuário a possibilidade de quebrar o contrato, sem a obrigatoriedade de pagar multa, nos casos de pacto com fidelidade.

Regulação Responsiva

Emmanoel Campelo ainda explicou que, dentro de um processode avanço para a regulação responsiva, no caso de notas inferiores, além dafacilidade para o consumidor quebrar o contrato, a Anatel poderá exigir dasprestadoras a compensação financeira para os consumidores, plano de ação paramelhorar a qualidade da prestação do serviço e medidas cautelares. Além disso,a norma define o estabelecimento de uma ouvidoria nas prestadoras, vinculada diretamenteà presidência das corporações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile