Navarro deixará a Vivo; Christian Gebara assume presidência em 2019

[Atualizada às 18h25] A Telefônica Brasil mudou de comando novamente. Pouco mais de dois anos após assumir a operação brasileira no lugar de Amos Genish (que recentemente deixou a presidência da Telecom Italia), Eduardo Navarro deixa o cargo para assumir como diretor do departamento de regulação e assuntos públicos na matriz espanhola, levado pelo próprio presidente da Telefónica, José María Álvarez-Pallete. A companhia brasileira ficará sob o comando de Christian Gebara, atualmente vice-presidente executivo da tele.

A Telefônica Brasil confirmou a informação em fato relevante divulgado no final da tarde desta quarta-feira, 12. Segundo o comunicado, o conselho de administração aprovou em reunião nesta data a eleição de Gebara ao cargo de diretor presidente, em substituição a Navarro. Gebera assumirá o posto a partir de 1º de janeiro de 2019, em complementação ao mandato em curso. Com isso, a composição da diretoria será complementada por David Melcon Sanchez-Friera, como diretor de finanças e de relações com investidores; e de Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira, como secretário geral e diretor jurídico.

O conselho aprovou também a indicação de Christian Gebara ao cargo de Conselheiro de Administração, que estava vago desde assembleia geral extraordinária realizada em 30 de novembro. Eduardo Navarro permanecerá como presidente do conselho de administração. No comunicado, a Telefônica expressou "votos de agradecimento ao Sr. Eduardo Navarro de Carvalho pelos relevantes serviços prestados no desempenho do referido cargo, desejando contínuo sucesso em seus novos desafios no Grupo Telefônica, desejando ainda sucesso ao Sr. Christian Mauad Gebara para os novos desafios a serem assumidos".

Notícias relacionadas

Em comunicado enviado à imprensa, José María Ávarez-Pallete destacou o desempenho de Navarro à frente da operação brasileira, elevando "substancialmente" a rentabilidade da companhia, com margem EBTIDA acumulada de 35% até setembro deste ano, além de crescimento de lucro líquido em 139% e de fluxo de caixa operacional, de 42%, nos nove primeiros meses de 2018. Destacou ainda o aumento do Capex em FTTH e LTE-Advanced, anunciando R$ 26,5 bilhões para o triênio 2018-2020. "Temos certeza que Christian Gebara irá realizar um excelente trabalho como CEO da nossa operação no Brasil, seguindo a sua trajetória de sucesso construída ao longo dos últimos anos", declarou o executivo espanhol.

"Começo uma nova etapa na Vivo, em um momento único em nossa sociedade. Iremos transformar, ainda mais, a vida das pessoas e das empresas por meio da conexão e das novas oportunidades que ela traz. Neste cenário, estou confiante de que a digitalização do nosso país terá máxima relevância", disse, também no comunicado enviado à imprensa, Christian Gebara. "Sinto que deixo o Brasil com a missão cumprida e fico feliz em passar o bastão ao Christian Gebara, profissional e líder que admiro e que possui profundo conhecimento da empresa, não só no Brasil como na Espanha", diz Eduardo Navarro. "Trabalhamos lado a lado nesses últimos anos e Christian é o executivo certo para dar continuidade ao crescimento e a transformação digital e cultural que vivemos na Vivo", completou.

A informação foi inicialmente divulgada nesta quarta-feira pelo jornal espanhol La Información. O periódico espanhol destacou que, durante o período em que comandou a Vivo, Navarro conseguiu consolidar a operação como o segundo maior mercado do grupo espanhol. Destaca ainda que o executivo já trabalhou como vice-presidente de estratégia e assuntos regulatórios na Telefônica Brasil, e que por isso estaria familiarizado com o novo cargo. Ele assumirá na Espanha no lugar do atual diretor, Pablo de Carvajal.

Christian Gebara, por sua vez, já tem forte influência na gestão da Vivo no Brasil. O executivo comandava as teleconferências de resultados trimestrais, e participou em fevereiro do lançamento global da plataforma de inteligência artificial Aura.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!