Publicidade
Início Newsletter Serviço de alerta de desastres naturais será ativado em ES, RJ e...

Serviço de alerta de desastres naturais será ativado em ES, RJ e RS

Os Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul passarão a contar a partir da segunda-feira da próxima semana (18) com o sistema de alerta de desastres naturais via SMS. De acordo com o Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia e do Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) nesta terça-feira, 12, o sistema avisará a população por meio das mensagens sobre o risco de ocorrência de chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos. O serviço já está disponível e todos os municípios do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Com os três novos estados, a cobertura totalizará mais de 100 milhões de telefones móveis. O SindiTelebrasil relata que, desde fevereiro, mais de um milhão de pessoas se cadastraram no serviço, que já enviou 5,3 milhões de mensagens de alerta.

Notícias relacionadas

A previsão de expansão para o restante do País é até o primeiro trimestre de 2018. O calendário começa a partir de 15 de janeiro, com a ativação em Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No dia 19 de fevereiro, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. A última fase será em 19 de março, quando iniciará a operação nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

O sistema de alertas é coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração. A implantação é realizada pela Anatel em parceria com a Defesa Civil dos Estados. O cadastro e recebimento das mensagens é gratuito e pode ser feito enviando mensagem para o número 40199 com o CEP do endereço que deseja ser monitorado (é possível o cadastro de múltiplos CEPs). Assim que o sistema é ativado, a Defesa Civil informa à população com uma mensagem de aviso do início da operação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile