Eletrosul testa links de redundância com SGDC e Hughes

Com o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) da Telebras e satélites da operadora Hughes, a empresa pública de energia Eletrosul iniciou um projeto de teleassistência na operação remota de subestações e usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SNI). Os testes utilizam a comunicação satelital para reforçar o sistema redundante baseado em fibra ótica, que já tem três canais de diferentes de conexão, e visa aumentar a eficiência e confiabilidade das atividades de supervisão, comando e controle. Os sistemas de satélite estão sendo testados de forma experimental por 60 dias para a teleassistência em tempo real do Centro Regional de Operação de Instalação de Campos Novos (SC) e da Subestação Ivinhema (MS).

Após a conclusão da etapa inicial dos testes, está prevista a expansão da operação para os cinco Centros Regionais de Operação de Instalação (CROIs), que são responsáveis pela gestão ininterrupta do sistema de transmissão da empresa. Nessa fase, será observada a resiliência dos links da Hughes e da Telebras de acordo com variações climáticas, em especial chuvas torrenciais. Os tempos de transmissão e recepção dos dados e as variações nos canais via satélite serão analisados.

A Eletrosul, controlada pela Eletrobras, tem 11 mil km de linhas de transmissão, o que totaliza 10% do sistema de transmissão do País. O sistema é constituído por 44 subestações e uma conversora de frequência.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!