"IoT altera a vida cotidiana de todos nós", diz Kassab

"A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) provoca uma transformação radical da humanidade. Altera a vida cotidiana de todos nós, incluindo as ações governamentais, desde as mais simples até as mais complexas", disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, durante cerimônia de lançamento do Plano Nacional de IoT, nesta segunda-feira, 12, no Rio de Janeiro. Na opinião do ministro, o Brasil está se organizando para subir um importante degrau em seu desenvolvimento a partir da criação desse plano, que visa fomentar a construção de um ecossistema nacional de IoT por meio de políticas públicas que vão priorizar de três a cinco diferentes verticais. O plano ficará pronto em setembro de 2017 e norteará a atuação do governo federal para Internet das Coisas durante o quinquênio de 2018 a 2022.

Maximiliano Martinhão, secretário de política de informática do MCTIC, destacou o fato de que ainda não há empresas dominantes em IoT no mundo. Ou seja, trata-se de um campo novo e aberto, pronto para ser explorado. "Em redes sociais há um vencedor. Em sistemas operacionais também. Em IoT, ainda não", disse o secretário, em sua apresentação na cerimônia.

Maria Silvia Bastos, presidente do BNDES, por fim, falou sobre o impacto da IoT sobre a atuação do próprio banco de fomento. "A IoT coloca um grande desafio para nós: repensar nossos modelos de financiamento. É um mundo em que fronteiras entre setores da economia são mais fluidas. Indústria, comércio e serviços se misturam e se entrelaçam."

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!