Publicidade
Início Teletime Thales Alenia assina contrato com Visiona e memorando de entendimento com AEB

Thales Alenia assina contrato com Visiona e memorando de entendimento com AEB

Foi assinado nesta quinta, 12, o contrato da Thales Alenia Space e a Visiona (joint-venture entre a Embraer e a Telebras) para fornecimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O Presidente e CEO do Grupo Thales, Jean-Bernard Lévy, integra o grupo de empresários que acompanha o presidente francês François Hollande em sua visita ao Brasil.

Notícias relacionadas
Baseado na plataforma Spacebus 4000, o SGDC levará duas cargas úteis, uma com 50 transponders em banda Ka, oferecendo taxa de transferência de até 80 Gbps, e a outra com 7 transponders em banda X. O satélite pesará cerca de 5,8 toneladas na decolagem e oferecerá mais de 11kW de potência. Entregue pronto para o lançamento em 31 meses, ele será posicionado em órbita a 75 graus oeste.

O contrato também inclui um centro de controle e de missão, juntamente com posicionamento orbital, teste de aceitação em órbita e suporte operacional, precedido de um programa de treinamento completo para os operadores brasileiros. Além disso, a pedido do cliente, cerca de 30 engenheiros brasileiros vão se juntar à equipe do projeto e assumir um papel ativo nas fábricas da Thales Alenia Space em Toulouse e Cannes, na França.

A companhia também assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Agência Espacial Brasileira (AEB) referente à transferência de tecnologias para o Brasil. Segundo a companhia em nota, esta cooperação ganhará corpo nos próximos meses, baseada no plano de transferência de tecnologia proposto pela Thales Alenia Space, que vai ao encontro das expectativas das entidades brasileiras envolvidas.

As transferências dizem respeito a telecomunicações via satélite, observação e meteorologia, além de outras áreas. Elas se darão por um período de cinco anos. Este acordo vai fornecer uma sólida base para desenvolvimentos conjuntos, assim como uma parceria estrutural de longo prazo, diz a companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile