Lei das Antenas dá prazo de 60 dias para expedição das licenças

As prefeituras municipais deverão adotar um procedimento simplificado para a expedição das licenças para instalação de infraestrutura de telecomunicações, que deverão ser emitidas em até 60 dias. A nova regra consta do relatório substitutivo do senador Eduardo Braga (PMDB/AM) ao PLS 293/2012 do senador Vital do Rego (PMDB/PB), que será votado na próxima quinta, 13, em caráter terminativo pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, ou seja, caso aprovado, vai direto para a Câmara dos Deputados.

Notícias relacionadas
Se a prefeitura não se manifestar dentro de 60 dias, a operadora poderá implementar a infraestrutura conforme as condições apresentadas no requerimento. O PLS também determina que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) adote um procedimento simplificado para o licenciamento ambiental. A instalação de infraestrutura de rede de "pequeno porte", categoria em que podem ser incluídas as smallcells, por exemplo, prescindirá de licença municipal, mas o licenciamento ambiental, quando for o caso, e as licenças emitidas pela Anatel continuam sendo obrigatórios.

Outra novidade do texto do senador Braga é a criação de um "limiar de acionamento". Trata-se de um índice, a ser criado e incorporado nos regulamentos de qualidade da Anatel, que indicará a necessidade de expansão da rede. "A regulamentação observará, dentre outros, a dinâmica do uso das estações, mobilidade e variação de acordo com dia, horário e realização de eventos específicos", diz o texto.

Compartilhamento

O PLS 293/2012 torna obrigatório o compartilhamento da capacidade excedente da infraestrutura de suporte, mas o compartilhamento poderá ser dispensado conforme condições a serem estabelecidas em regulamentação específica. "O compartilhamento de infraestrutura será realizado de forma não discriminatória e a preços e condições justos e razoáveis, tendo como referência o modelo de custos setorial", diz o texto.

Confira a íntegra do relatório na homepage de TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!