Conselho começa a votar os novos contratos

Luiz Guilherme Schymura, presidente da Anatel, informou nesta quinta, dia 12, que começa hoje a análise por circuito deliberativo para a aprovação do texto final dos novos contratos de concessão. O circuito deliberativo é a votação que o Conselho Diretor da agência faz por meio eletrônico. Schymura não quis adiantar nenhum detalhe do novo contrato, alegando que o texto final ainda não estava pronto. Mas o presidente da Anatel deu algumas pistas do que se pode esperar do documento que entra em consulta pública até o próximo dia 31.
A agência deve elaborar um texto mais enxuto e remeter à regulamentação posterior tudo o que for possível porque, segundo o presidente da Anatel, os conselheiros entendem que até 2005, quando os novos contratos passam a vigorar, o mercado de telecomunicações deve sofrer muitas mudanças. Schymura deu como exemplos de assuntos que devem ter uma regulamentação específica a questão da revisão contratual periódica, a portabilidade numérica e regras para desligamento de assinantes inadimplentes. Os contratos devem trazer as diretrizes gerais para cada tema, e o que for necessário ser aprofundado, será regulamentado depois, provavelmente até 2005.
Para resolver o problema do atendimento das classes D e E, Schymura comentou apenas que a agência estuda a implantação do telefone fixo pré-pago e também a implantação de uma tarifa reduzida.

Notícias relacionadas

Política governamental

Sobre as metas de universalização, Luiz Guilherme Schymura, alertou que mudar ou acrescentar novas metas só pode ser feito mudando-se o Plano Geral de Metas de Universalização. E o PGMU só pode ser mudado por meio de decreto presidencial.
"Esta é uma decisão de governo, até porque gera um custo muito grande para se fazer a universalização. O governo FHC optou por investir na universalização e por isso teve até que baixar os preços mínimos na hora de privatizar as empresas de telefonia fixa. Mas isso é uma decisão que cabe ao governo, não à Anatel. A agência tem um papel importantíssimo nesta questão, que é acompanhar e fiscalizar o cumprimento das metas de universalização", argumentou Schymura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!