O ranking Minha Conexão* revela uma disputa acirrada entre as principais operadoras de internet fixa no Brasil. A Claro, Vivo e V.tal disputam a liderança em velocidade.
No terceiro trimestre deste ano, a Vivo atingiu 212,37 Mbps de velocidade média; a Claro chegou a 204,42 Mbps; e a V.tal alcançou 198,83 Mbps. O histórico do ranking mostra que as posições mudam com frequência, como é possível observar no gráfico abaixo, mas com variações sutis:
O medidor de velocidade destaca que índices de download a partir de 100 Mbps já são suficientes para o usuário navegar em sites, acessar as redes sociais e assistir streaming em 4K sem comprometimento de rede. "Em alguns casos, a conexão é considerada boa o suficiente para jogar on-line, a depender dos índices de upload e latência, simultaneamente", afirma o levantamento.
A disputa se estende também às localidades. No último trimestre, a Claro liderou e alcançou a primeira posição de qualidade em dez estados, número muito próximo dos segundo e terceiro lugar, ocupados pela Vivo e V.tal, respectivamente. Na variação entre os trimestres, contudo, fica evidente que a briga está ficando mais acirrada e mais equilibrada.
Na visão do gerente de produto do MelhorPlano.net, Alexandre Martins, as operadoras estão priorizando a qualidade da conexão em detrimento dos preços, impulsionadas pela concorrência de provedores regionais e pela expansão de redes neutras.
"Com a cobertura de internet fixa ampliada pela distribuição de redes neutras e provedores regionais no Brasil, as nacionais buscam usar a qualidade e a margem de velocidade por plano como um diferencial para alcançar o cliente. Isso inclui também a adição de Serviços de Valor Agregado em pacotes de banda larga, como o acesso a plataformas de streaming, e os números do Minha Conexão refletem essa estratégia", opina Martins.
No entanto, as operadoras nacionais não estão entre os provedores com internet mais rápida do Brasil. A gaúcha Linkup Telecomunicações, operadora regional, mantém a posição de provedora com a internet mais rápida do país pela segunda vez, com velocidade média de 980,93 Mbps entre julho e setembro de 2024.
*O levantamento foi atualizado no dia 11 de outubro de 2024 com dados de testes de conexão residencial realizados entre julho e setembro de 2024 através do Minha Conexão no país. No total, foram analisados 2,2 milhões de medições de velocidade no trimestre.