Cirion lança rota submarina SAC-2 para ampliar conexão entre América Latina e EUA

Foto: Pexels

A empresa de infraestrutura digital Cirion anunciou a implementação do South American Crossing-2 (SAC-2), uma nova rota de cabo submarino no Atlântico para ampliar a conectividade de fibra óptica entre a América Latina e os Estados Unidos. O sistema faz parte da infraestrutura de cabos Firmina. Segundo a companhia, ele foi desenvolvido para diminuir a latência e fortalecer a resiliência no tráfego de dados entre as Américas.

A rota está prevista para começar a operar no primeiro trimestre de 2025. Ela deve conectar  Myrtle Beach, na Carolina do Sul (EUA), à cidade de Praia Grande (São Paulo) e a Las Toninas (Argentina). Em nota, a Cirion afirmou que o novo cabo chega em meio a uma demanda crescente por conectividade robusta, impulsionada pela expansão da nuvem e da inteligência artificial na região. 

A ideia é que essa seja uma rota alternativa às tradicionais rotas submarinas que chegam aos Estados Unidos pela Flórida e Nova York. Atualmente, a Cirion tem uma rede composta por mais de 105 mil quilômetros de fibra óptica em sistemas submarinos e terrestres – incluindo outras rotas como o South American Crossing (SAC) e o Mid Atlantic Crossing (MAC).  

Notícias relacionadas

A SAC-2 foi anunciada como parte de uma parceria entre a Cirion e a Google, que compartilham o sistema de cabos Firmina. Além disso, a expectativa é que a nova rota contribua para a expansão da economia digital na América Latina.

"Estamos satisfeitos com o lançamento de nossa segunda rota submarina no Atlântico – um testemunho do crescimento rápido de negócios da Cirion, em meio à proliferação contínua da nuvem e o surgimento da inteligência artificial.  Ao fornecermos uma rota nova e diferente, acreditamos que o SAC-2 apoiará ainda mais a demanda por serviços de dados", comentou o presidente da unidade de negócios de conectividade da CirionLeonardo Barbero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!