Anatel e ABDI entregam prêmio para redes privativas; veja vencedoras

Imagem: Reprodução/Anatel

A segunda edição do Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas revelou os projetos vencedores nesta terça-feira, 12, em Brasília. Promovido pelas duas entidades, o prêmio tem como objetivo avaliar casos de uso de redes 4G e 5G no Brasil e incentivar investimentos nesse modelo de negócio.

Ao todo, 12 projetos foram premiados nas categorias de Agro 4.0; Indústria 4.0; Utilities (mineração, óleo e gás); e Outros Setores (que abarca smart cities, educação, saúde e transporte). 

O presidente da Anatel, Carlos Baigorrri, destacou que os projetos de redes privativas são entendidos como fatores de transformação da economia. "Havia uma lacuna entre as áreas de negócios e os setores de tecnologia. Com esses projetos, é possível mostrar na prática o papel transformador da tecnologia 4G e 5G", afirmou.

Notícias relacionadas

Entre os vencedores, há fornecedoras como Nokia, Ericsson, ZTE, Hughes, Intelbras e, também, empresas como Globo e Nestlé; além da Embratel/Claro. Confira a lista abaixo.

Vencedores

1. Redes Privativas – Agro 4.0

  • Nova Era da Conectividade no Brasil: Projeto da ISPS do Brasil (Tá Telecom) em parceria com Rolin Net / Sim Telecom / Baicells / G&D / IMSI e IXC Soft.
  • Fazenda Conectada Agromobility: Da Agromobility Tecnologia, em parceria com Baicells / Telesys / Intelbras / Cambium e KHOMP.
  • Conecta Matsutti: Projeto da Datora/Arquia em parceria com Solis Tower Telecom do Brasil / Nokia / ZTE.

2. Redes Privativas – Indústria 4.0

  • Rede Privativa 5G – Indústria 4.0 da Nestlé: Em parceria com Claro/Embratel e Ericsson.
  • Rede 5G Bio Manguinhos: Projeto da Bio-Manguinhos/Fiocruz, desenvolvido em parceria com a Nokia.
  • 5G5M – Conectividade em 5 minutos: Do Senai-São Paulo em parceria com a Nokia.

3. Redes Privativas –  Utilities/Mineração/Óleo e Gás

  • Ferbasa Private LTE: Da empresa COM3, em parceria com a KHOMP.
  • LTE em 250 MHz em São Leopoldo: Projeto da CPFL Energia em parceria com Trópico Sistemas e Telecomunicação.
  • Comunicação Móvel em Planta Industrial: Da Eneva AS, em parceria com Baicells / Hughes do Brasil.

4. Redes Privativas – Outros Setores

  • Porto de Suape – Controle do Pátio de Veículos: Projeto da Claro/Embratel em parceria com o Porto de Suape (Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros) e Nokia.
  • Rede 5G Privativa para Produção Audiovisual da Globo: Utilizada para o Big Brother Brasil 2023, com controle e transmissão de vídeo de câmeras robóticas PTZ e Push-to-Video, em parceria com Ericsson e Huawei.
  • Rede Privativa de Gamificação para Ecoturismo da Indulge Me: Em parceria com a Claro Brasil e Ericsson.

Destaques

Além dos selecionados acima, projetos do Itaipu Parquetec, Claro/Embratel, Virtueyes IoT Solutions e Petróleo Brasileiro foram destacados pelo caráter inovador de suas redes.

Segundo a Anatel, cada um desses projetos receberá treinamento em tecnologias móveis e sem fio ofertado pela Mpirical, que inclui uma licença anual completa para sua plataforma, com mais de 400 horas de treinamento em tecnologia 5G e tecnologias emergentes, além de ferramentas de treinamento em redes para promover um entendimento mais profundo e aplicação prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!