Parecer do PL do VoD cria a Condecine-Faturamento para streaming e regra de fomento

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) apresentou nesta quinta-feira, 11, um novo parecer sobre o PL 8889/2017, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que propõe uma ampla regulação dos serviços de vídeo sob demanda (VoD). No texto, Figueiredo retira do alcance da proposta o serviço de radiodifusão e o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). O parecer de Figueiredo está na pauta da reunião agendada para do próximo dia 17 da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) da Câmara.

Segundo o deputado, os dois serviços são diferentes dos ofertados pelas plataformas de streaming e, por isso, devem ser tratados em legislações específicas.

Além dessas mudanças, o parecer de André Figueiredo determina que as plataformas de VoD invistam anualmente pelo menos 10% do seu faturamento na contratação de direitos de exploração comercial e de licenciamento de conteúdos audiovisuais brasileiros, sendo que pelo menos 50% daquele valor vá para a produção independente, 30% para obras produzidas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 10% em conteúdo audiovisual identitário. Esses percentuais serão aplicados de forma progressiva nos dois primeiros anos de vigência da nova lei, diz o parecer.

Notícias relacionadas

A proposta cria a Condecine-Faturamento, tributação que as plataformas devem pagar com base no seu faturamento, de acordo com tabela progressiva com alíquota máxima de 4% sobre a receita bruta, com possibilidade de dedução de até metade desse percentual em caso de aplicação, pela empresa, de valor equivalente em programas e projetos aprovados pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual.

Segundo o parlamentar, é uma forma das empresas que venham a atuar no mercado brasileiro contribuírem para o desenvolvimento do audiovisual nacional.

Outra mudança que André Figueiredo traz no seu parece ao projeto original aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara é a determinação de que as plataformas de VoD criem mecanismos de visibilidade de obras nacionais nas interfaces dos catálogos ofertados aos usuários, a chamada "proeminência". O mecanismo é uma forma de retirar a obrigação de cota de tela, algo que existe na legislação do SeAC. O texto diz que caberá à Ancine regular a forma de como isso deve ser feito e fiscalizar as obrigações previstas na legislação.

Tramitação

O PL 8.889/2017 tramitou na Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara, onde foi discutido, inclusive com a realização de uma audiência pública. Originalmente, trazia propostas para a regulação do vídeo sob-demanda (VOD), alterando a Lei do SeAC. Na CCULT  relatoria esteve com a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Apensando ao projeto de Paulo Teixeira está o ao PL 9.700/2018, de autoria da ex-deputada Laura Carneiro (DEM-RJ). Após aprovação na Comissão de Cultura, o texto seguiu para a CCTCI, onde está atualmente. Em março deste ano, o deputado André Figueiredo foi escolhido relator da matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!