Decreto do silêncio positivo e direito de passagem ficará para 2020, afirma MCTIC

O decreto trabalhado pelo MCTIC para regulamentação de pontos caros ao setor de telecomunicações como o silêncio positivo para instalação de antenas e o direito de passagem em obras de infraestrutura deve ficar para 2020, reconheceu nesta terça-feira, 12, o secretário de telecomunicações da pasta, Vitor Menezes.

Segundo ele, o MCTIC está em diálogo com o ministério da Economia e deve realizar uma nova rodada de conversas com outras pastas antes de aprovar o texto final. O objetivo é superar alguns "desconfortos" em torno de pontos onde a viabilidade da regulamentação pelo Executivo ainda causa dúvidas. Dessa forma, a expectativa agora é que o decreto deve ser aprovado apenas no início do ano que vem.

"Alguns pontos são pacíficos que podemos fazer [via decreto], e outros ainda suscitam dúvidas", afirmou Menezes, durante evento promovido pela TelComp. "A ideia que estamos trabalhando é trazer direito de passagem e imposição de construção de dutos em obras federais, com modelo de leilão reverso. [Já] o silêncio positivo suscita algumas dúvidas jurídicas e estamos estudando, mas se possível vamos inserir na parte que cabe à União fazer, porque é competência exclusiva dos municípios".

Notícias relacionadas

Paralelamente, projetos que versam sobre o tema (como o PL 8.518/2017) estão tramitando na Câmara com objetivos semelhantes; segundo o MCTIC, contudo, o ritmo de aprovação pode não ser o suficiente. "Gostaríamos que [a resolução] ocorresse via projeto de lei, mas sabemos que PLs demoram e estamos com 5G as portas", reconheceu Menezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!