Vendas de equipamentos de comunicação despencam 9,7% em setembro, diz IBGE

As vendas de equipamentos para escritórios, informática e comunicação caíram 9,7% em setembro, em relação a igual mês de 2014, terceira taxa negativa em sequência. Na comparação mês a mês, o recuo foi de 1,7%, como aponta a pesquisa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, 12.

No ano, as vendas continuam com taxa positiva de 4% e de 4,2% nos últimos 12 meses. A receita nominal nesse segmento despencou 13,1% em setembro na comparação anual e 1,3% em relação a agosto. No ano, a perda da receita chega a 3,5% e 2,8% em 12 meses.

Para o IBGE, o recuo na variação mensal pode estar refletindo a influência da recente valorização do dólar, na medida em que a informática depende, de forma determinante, de componentes importados.

Notícias relacionadas

Em setembro, o comércio varejista como um todo recuou 0,5% frente ao mês imediatamente anterior para o volume de vendas, sendo esse o oitavo resultado negativo seguido, enquanto a receita nominal permaneceu praticamente estável (0,1%) pelo segundo mês consecutivo. Porém, o varejo registrou, em termos de volume de vendas, queda de 6,2% frente a setembro do ano anterior, sendo esse o sexto resultado negativo. Com isso, as taxas acumuladas ficaram em -3,3% no ano e -2,1% para os últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 1,8% em setembro, 3,5% no ano e 4,5% em 12 meses, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!