Adoção de femtocells está mais devagar que o esperado

Em abril, a ABI Research publicou um estudo no qual previa que seriam vendidos 790 mil femtocells no mundo em 2009. Esta semana, a empresa de pesquisas foi obrigada a rever sua estimativa para baixo. Sua nova previsão é 55% menor que a original: a expectativa agora é de que sejam vendidas no mundo inteiro este ano 350 mil femtocells.
Grandes operadoras, como AT&T, Verizon, Sprint, Vodafone UK e China Unicom já lançaram femtocells. Apesar disso, a adoção ainda está devagar, o que obrigou a ABI a calcular novamente a sua previsão. As explicações, na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), seriam o alto preço dos equipamentos; a demora das operadoras em adaptar seus sistemas para o uso de femtocells; e o receio de algumas teles de que uma rápida popularização dessa tecnologia poderia provocar interferências na rede macro.
A ABI ainda acredita que o mercado de femtocells tem grande potencial de crescimento, embora reconheça que sua adoção será mais lenta do que o esperado. A empresa de pesquisas acredita que o ano de 2010 será chave para essa tecnologia: se o ritmo de adoção não melhorar, existe o risco de pequenos fornecedores de equipamentos quebrarem.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.