Gigantes de telecom e Ericsson se unem em nova empresa para APIs

Foto: Pixabay

Operadoras reconhecidas no setor de telecomunicações e a Ericsson anunciaram nesta quinta-feira, 12, uma nova empresa para atuar como uma plataforma global de APIs de rede. A iniciativa tem como objetivo comercializar as Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) em escala global, para estimular a inovação em serviços digitais.

A parceria envolve liderada pela Ericsson inclui grandes grupos de operadoras como Telefónica (dona da Vivo), a América Móvil (dona da Claro), AT&T, Bharti Airtel, Deutsche Telekom, Orange, Reliance Jio, Singtel, Telstra, T-Mobile, Verizon e Vodafone. Vonage e o Google Cloud também participarão. 

A nova empresa fornecerá uma plataforma com um conjunto de APIs comuns, baseadas em padrões abertos, que os desenvolvedores poderão utilizar para criar seus aplicativos. As operadoras contribuirão com suas redes, enquanto as plataformas de desenvolvimento (como Google Cloud e Vonage) oferecerão acesso a seus ecossistemas de desenvolvedores.

Notícias relacionadas

O fechamento da transação está previsto para o início de 2025, sujeito a aprovações regulatórias e outras condições características. Após o fechamento, a Ericsson deterá 50% do capital na iniciativa, enquanto os 12 provedores de telecomunicações deterão 50% no total.

Aberta para ingressos

Segundo os idealizadores, a nova empresa está aberta para o apoio de outros operadores de telecomunicações interessados "na busca de maximizar a criação de valor em toda a indústria".

Os primeiros acionistas da nova iniciativa também fornecerão financiamento e ativos na empreitada, além de relacionamentos globais com outros operadores de telecomunicações, conhecimento da comunidade de desenvolvedores e as APIs de rede, expertise e marketing de cada operador de telecomunicações.

As APIs

As APIs de rede são ferramentas que permitem que desenvolvedores acessem e utilizem as capacidades avançadas das redes móveis de forma fácil e segura. Isso facilita a criação de novos aplicativos e de serviços.

A expectativa é que a nova abordagem possa impulsionar a implementação e o acesso a APIs comuns de vários provedores de serviços de telecomunicações para um ecossistema mais amplo de plataformas de desenvolvedores.

Assim, a expectativa é de que novos aplicativos funcionem em qualquer lugar e em qualquer rede, facilitando e acelerando a inovação para os desenvolvedores.

A nova empresa fornecerá APIs de rede para um amplo ecossistema de plataformas de desenvolvedores, incluindo hyperscalers, empresas de plataformas de comunicação como serviço, integradores de sistemas e fornecedores independentes de software – tudo com com base nas APIs da CAMARA já desenvolvidos pelo projeto de código aberto promovido pela GSMA e pela Linux Foundation. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!