A AST SpaceMobile lançou com sucesso os cinco primeiros satélites Bluebirds da companhia. Os modelos, que ficaram prontos em julho, são parte da constelação da empresa para fornecer conectividade banda larga móvel diretamente para smartphones convencionais na Terra.
O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, em Cabo Canaveral (Flórida, Estados Unidos). Os cinco satélites foram ao espaço a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX. O objetivo da operação é cobrir em até 100% a região dos Estados Unidos, além de fornecer o serviço em mercados globais selecionados.
Além dos serviços de voz, dados e vídeos, os satélites também podem ser usados para aplicações governamentais não relacionadas à comunicação. Segundo a AST SpaceMobile, essa tecnologia pode oferecer uma solução para usuários em áreas com cobertura limitada de torres de banda larga, como regiões rurais ou parques nacionais.
Os feixes dos satélites BlueBird foram projetados para suportar uma capacidade de até 40 MHz. Com isso, as velocidades máximas de transmissão de dados podem chegar aos 120 Mbps, segundo a companhia.
Parcerias
Nos Estados Unidos o lançamento foi acompanhado por executivos da AT&T, uma das empresas com quem a AST SpaceMobile tem parceria no mercado. Outra tele que deve usar o serviço é a Verizon. A operadora de satélites vai utilizar espectro das parceiras para operar nos Estados Unidos.
"O lançamento histórico de hoje do Kennedy Space Center marca o próximo passo em nossa missão compartilhada de democratizar as telecomunicações", disse também presidente e CEO do Rakuten Group, Mickey Mikitani – outro dos parceiros da AST.
Neste ano, a AST SpaceMobile conseguiu levantar investimentos adicionais com operadoras, companhias de tecnologia (como o Google) e até mesmo em contratos com o governo americano. Ao todo, a empresa tem acordos com mais de 45 operadoras de rede móvel de todo o mundo, que juntas somam 2,8 bilhões de assinantes.
Além de AT&T e Verizon, outras dessas operadoras são a Telefónica e a Vodafone. Já no Brasil, a AST tem testado essa tecnologia ao lado das operadoras nacionais Claro e TIM.