Aníbal Diniz: Anatel espera sanção para regulamentação do novo modelo

Aníbal Diniz durante sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado

O conselheiro da Anatel Aníbal Diniz informou que, tão logo seja sancionado o PLC 79, que altera o novo modelo de telecomunicações (ao permitir às prestadoras de telefonia fixa migrarem de concessão para o regime de autorização), a agência deverá abrir uma licitação para contratar uma consultoria especializada. O objetivo é elaborar um cálculo sobre o saldo da concessão dos serviços de telefonia e também apontar alternativa para o investimento destes recursos. Esse complexo trabalho deve levar de 12 a 18 meses, conforme detalhado aqui.

O conselheiro confirmou que há bastante trabalho para que as mudanças se tornem realidade. "Não é [apenas] a aprovação da lei que vira se vira a chave automática no outro dia. Teremos um longo processo de regulamentação agora. O tema é bastante complexo, mas a Anatel não deve demorar muito para formular as regras", disse o conselheiro, que participou nesta quinta-feira, 12 do Encontro Tele.Síntese.

Diniz também comentou que a regulamentação irá exigir um trabalho conjunto, envolvendo o órgão regulador e as prestadoras. O conselheiro ainda afirmou que, com a definição do novo modelo, que foi aprovado nesta quarta-feira, 11 no Plenário do Senado, a Anatel deverá ter um maior protagonismo maior em relação às suas decisões, uma vez que a nova norma dará respaldo ao órgão.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!