Casamento entre mídia e celulares traz benefícios mútuos, dizem empresas

Executivos de mídia e telecom discutem casamento entre os dois setores em Los Angeles

O Mobile World Congress Americas, que acontece esta semana em Los Angeles, refletiu um movimento de aproximação da indústria móvel com as empresas de mídia e entretenimento, em um casamento que tem dado mostras de ser cada vez mais simbiótico. Para as empresas de telecomunicações, os principais ganhos apontados nessa parceria são a redução do churn, o enriquecimento do pacote de serviços e o aumento das receitas. Para as empresas de mídia, a parceria traz a ampliação exponencial da audiência, a possibilidade de escalar globalmente a distribuição (para o caso das operadoras que atuam em vários países), e a presença nos dispositivos móveis que estão permanentemente com os usuários. Mike Toppo, VP e diretor editorial da CNN Digital, diz que hoje é imprescindível para qualquer empresa de mídia, sobretudo ara aquelas baseadas em conteúdos ao vivo, estarem onde o telespectador estiver, o tempo todo. "Não podemos obrigar o nosso público a procurar o nosso conteúdo. Temos que chegar até ele". Alex Wallace, executiva que desenvolve a plataforma OTT da Oath (a divisão de mídia e conteúdos da Verizon), as redes 5G, com baixas latências e altíssimas velocidades, tendem a ampliar ainda mais o potencial de distribuição de conteúdos, e também a demanda por esse tipo de serviço. "O grande desafio será nos modelos de negócio, e está claro que só o modelo de publicidade não basta. É preciso haver uma combinação entre o modelo baseado em advertising e o modelo por assinatura, especialmente para conteúdos de qualidade".

Patrizio Spagnoleto, head de mídia e assinaturas do Hulu,  essa experiência de cooperação entre a indústria móvel e de mídia pode ser melhorada quando houver mais troca de informação e compartilhamento de dados entre as empresas, para que conteúdo e a publicidade possam ser aprimoradas. Wallace, da Oath, alerta para a questão da privacidade dos usuários, mas lembra que no mundo digital existe uma troca aceita pelos usuários entre o que é cedido de informação e os benefícios gerados. "Mas é algo que requer muita atenção e transparência das empresas".

"O que eu posso dizer é que ganhamos muito em termos de segmentação e exatidão dos dados com a nossa parceria com a Sprint", diz o executivo da Hulu.

Notícias relacionadas

Outro aspecto é de que maneira a oferta de conteúdos aprofunda a relação entre o usuário de serviços de telecomunicações e sua operadora. Para Alam Samson, VP de marketing da operadora Sprint, normalmente uma combinação de serviços de valor adicionado que gerasse 30% de engajamento da base era considerada excepcional. "O que vimos com a oferta combinada de conteúdos do Hulu foi um engajamento de 85% da base", comemora. Para ele, as marcas associadas a conteúdo e entretenimento têm um grande valor para o produto de telecomunicações, e isso agrega muito às parcerias. "Esse casamento permite uma grande redução no churn e melhora nosso posicionamento competitivo".

Outro problema é a equação da conectividade. "Não há dúvida de que as pessoas querem assistir o conteúdo onde quiserem. Mas notamos nas nossas pesquisas que a questão dos limites de dados e das franquias têm sido um problema para alguns consumidores", diz John Curbishley , SVP de distribuição da Viacom. Esse é um ponto que tem sido tratado pela indústria e a tendência é que o tráfego de vídeo também seja isento de cobrança no caso de conteúdos embarcados, assim que as redes comportarem essa demanda e não houver restrições regulatórias (esta é uma das razões pelas quais as operadoras norte-americanas brigaram  para a revisão das regra de neutralidade de rede). Mas ele enxerga a aproximação entre os dois setores como complementar em todos os aspectos, mesmo com a necessidade de alguns ajustes.

Para a consultoria Delta Partners, contudo, esta aproximação entre empresas de entretenimento e empresas de telecomunicações não é tão simples. Isso porque existe uma assimetria de modelos de negócio. Enquanto nos modelos tradicionais de TV paga e broadcast a relação econômica entre os diferentes players está bastante consolidada e as variações são pequenas, quando se vai para o mundo do celular ou para as plataformas digitais, a relação entre empresas de mídia e os distribuidores é bastante diferente, com conteúdos desempacotados, vendidos de maneira não linear e muitas vezes sem o risco para o distribuidor (caso dos conteúdos vendidos em pay-per-view por plataformas como Apple ou Google). "O alinhamento destes modelos de negócio é um grande desafio", diz Sam Evans, sócio da da Delta Partners.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!