SES e Thales Alenia assinam acordo para novo satélite e conectividade em aviões

Foto: Divulgação Thales Alenia

A operadora de satélites SES anunciou nesta segunda-feira, 12, parceria com a Thales Alenia Space para a construção do SES-17, que deverá ser lançado em 2020, cobrindo as Américas e a região do Atlântico com banda Ka. O aparelho fará parte de um novo sistema de conectividade de bordo em voos, o FlytLive, previsto para entrar em operação já na metade de 2017 – a operadora fornecerá a infraestrutura satelital para a plataforma com outros dois satélites multi-beam de banda Ka já lançados, mas ainda não revelados. A ideia é fornecer serviços de Internet em rotas comerciais, incluindo streaming de vídeo, games, redes sociais e TV ao vivo para passageiros na América do Norte, América do Sul, Caribe, México e Oceano Atlântico.

O SES-17 será totalmente elétrico e construído em cima da plataforma Spacebus Neo da Thales Alenia com otimização para mobilidade e serviços de aviação. Ele pesará mais de seis toneladas e oferecerá uma potência acima de 15 kW, com expectativa de vida útil de 15 anos. A carga terá 200 spot beams flexíveis. Além de complementar a capacidade de órbita geoestacionária, o artefato também atuará em conjunto com os 12 satélites de banda Ka e órbita média da O3b Networks para fornecer dados a clientes de empresas, além de contratos com governo e cobertura marítima. A posição orbital do SES-17 ainda não foi divulgada.

De acordo com a Thales, as companhias aéreas poderão utilizar soluções fim-a-fim da empresa como antena modular e "radomos" (antenas de radares) multifrequências, além de Wi-Fi na cabine. A plataforma trará ainda gerenciamento de banda e sessões, entrega de conteúdo, ferramentas de suporte operacional, além de recursos de manutenção e serviço.

Notícias relacionadas

Evento discute comunicação embarcada

Na próxima semana (dias 22 e 23 de setembro) acontece no Rio de Janeiro o Congresso Latinoamericano de Satélites. O tema de comunicações embarcadas é destaque em uma das sessões, com participação das empresas Thales e GEE Media (Global Eagle Entertainment), que falarão sobre o mercado de comunicações e entretenimento a bordo de aeronaves. A SES também participa do evento, com uma apresentação sobre a realidade de vídeo IP em redes de satélite. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial, incluindo programação e condições de inscrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!